UNESP (julho) 2012 – Questão 51

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Neoliberalismo
Leia o texto.
As bases materiais e políticas do mundo atual têm permitido uma revolução nas formas de circulação de dinheiro, criando assim novos modos de acumulação [...].
Novos instrumentos financeiros são incorporados ao território na forma de depósitos e de créditos ao consumo. A sociedade, assim, é chamada a consumir produtos financeiros, como poupanças de diversas espécies e mercadorias adquiridas com dinheiro antecipado. Com isso o sistema financeiro ganha duas vezes, pois dispõe de um dinheiro social nos bancos e lucra emprestando, como próprio, esse dinheiro social para o consumo.
(Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001.)
São exemplos do processo de expansão do sistema financeiro no território brasileiro:
a) a troca pessoal de produtos usados, a oferta de crédito consignado e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
b) a oferta de crédito consignado, a venda por cartão de crédito e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
c) a troca pessoal de produtos usados, a realização de compra por moeda corrente e a venda por cartão de crédito.
d) o escambo, a realização de compra por moeda corrente e a restrição de crédito ao consumo pessoal.
e) o escambo, a doação de bens e dinheiro para programas sociais e a restrição no ato da compra ao uso de moeda corrente. 

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 51
(...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve...
UNESP (julho) 2009 – Questão 58
Expansão das estradas de ferro ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 18
Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões: ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 1
No início do fragmento, Chomsky afirma que há muitos motivos para estudar a linguagem e aponta alguns deles. Releia o fragmento e, a seguir, assinale a única alternativa que contém um objetivo de estudo da linguagem não mencionado pelo autor: ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 52
(...) Para [certos autores] (...), a reunião dos trabalhadores na fábrica não se deveu a nenhum avanço das técnicas de produção. Pelo contrário, o que estava em jogo era justamente um alargamento do controle e do poder do capitalista sobre o...