UNESP (julho) 2012 – Questão 51

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Neoliberalismo
Leia o texto.
As bases materiais e políticas do mundo atual têm permitido uma revolução nas formas de circulação de dinheiro, criando assim novos modos de acumulação [...].
Novos instrumentos financeiros são incorporados ao território na forma de depósitos e de créditos ao consumo. A sociedade, assim, é chamada a consumir produtos financeiros, como poupanças de diversas espécies e mercadorias adquiridas com dinheiro antecipado. Com isso o sistema financeiro ganha duas vezes, pois dispõe de um dinheiro social nos bancos e lucra emprestando, como próprio, esse dinheiro social para o consumo.
(Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001.)
São exemplos do processo de expansão do sistema financeiro no território brasileiro:
a) a troca pessoal de produtos usados, a oferta de crédito consignado e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
b) a oferta de crédito consignado, a venda por cartão de crédito e a proliferação dos sistemas bancários de autoatendimento.
c) a troca pessoal de produtos usados, a realização de compra por moeda corrente e a venda por cartão de crédito.
d) o escambo, a realização de compra por moeda corrente e a restrição de crédito ao consumo pessoal.
e) o escambo, a doação de bens e dinheiro para programas sociais e a restrição no ato da compra ao uso de moeda corrente. 

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 30
Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira. ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 58
Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As...
UNESP (julho) 2010 – Questão 34
A cada canto um grande conselheiro, ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 51
Muitas espécies no mundo estão ameaçadas de extinção. ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 18
No último parágrafo, ao afirmar que é preciso repensar a didática, opina a autora que a) as bases da didática devem passar por um processo de análise e crítica. b) o aluno é capaz de aprender sozinho muito mais do que lhe ensinam. c) a didática deve ser completamente abandonada, por estar ultrapassada. d) o melhor método de ensino é aquele que se fundamenta na improvisação. e) é preciso criar técnicas mais eficazes para o aluno estudar em casa.