UNESP (julho) 2012 – Questão 37

Ciências Humanas / História / Regências / O Golpe da Maioridade
A maioridade do príncipe D. Pedro foi antecipada, em 1840, para que ele pudesse assumir o trono brasileiro. Entre os objetivos do chamado Golpe da Maioridade, podemos citar o esforço de
a) obter o apoio das oligarquias regionais, insatisfeitas com a centralização política ocorrida durante o Período Regencial.
b) ampliar a autonomia das províncias e reduzir a interferência do poder central nas unidades administrativas. 
c) abolir o Ato Adicional de 1834 e aumentar os efeitos federalistas da Lei Interpretativa do Ato, editada seis anos depois.
d) promover ampla reforma constitucional de caráter liberal e democrático no país, reagindo ao centralismo da Constituição de 1824.
e) restabelecer a estabilidade política, comprometida durante o Período Regencial, e conter revoltas de caráter regionalista.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 9
O emprego da palavra camarada pelo vaqueiro, com relação ao boi, caracteriza: I. Uma expressão de fadiga. II. Uma atitude amistosa para com o boi. III. O tratamento do animal como um companheiro. IV. O desprezo pelo boi como um inimigo. É correto o que se afirma apenas em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.
UNESP (julho) 2010 – Questão 33
[Na Idade Média], chamava-se ‘lepra’ a muitas doenças. Toda erupção pustulenta, a escarlatina, por exemplo, qualquer afecção cutânea passava por lepra. Ora, havia, com relação à lepra, um terror sagrado: os homens daquele tempo estavam...
UNESP (julho) 2007 – Questão 37
Diante de um possível aquecimento global, muitas alternativas à utilização de combustíveis fósseis têm sido procuradas. A empresa Hybrid Technologies lançou recentemente um carro elétrico que, segundo a empresa, é capaz de ir de 0,0 a 100 km/h em 3,0 segundos. A aceleração média imprimida ao automóvel nesses 3,0 segundos é a) 5,3 m/s2. b) 8,9 m/s2. c) 9,3 m/s2. d) 9,8 m/s2. e) 10 m/s2.
UNESP (julho) 2011 – Questão 2
A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico e social, seja científico e tecnológico. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 33
As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o...