UNESP (julho) 2012 – Questão 20

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Laptop de aluno de escola pública tem problemas
Estudo feito pela UFRJ para o governo federal mostra que o programa UCA (Um Computador por Aluno), implementado em 2010 em seis municípios, esbarrou em problemas de coordenação, capacitação de professores e adequação de infraestrutura.
O programa piloto do MEC forneceu 150 mil laptops de baixo custo a professores e alunos de cerca de 300 escolas públicas. Às cidades foram prometidas infraestrutura para acesso à internet e capacitação de gestores e professores.
Uma das conclusões do estudo foi que a infraestrutura de rede foi inadequada. Em cinco cidades, os avaliadores identificaram que os sinais de internet eram fracos e instáveis tanto nas escolas quanto nas casas e locais públicos.
A pesquisa mostra que os professores se mostravam entusiasmados no início, mas, um ano depois, 70% relataram não ter contado com apoio para resolver problemas técnicos e 42% disseram usar raramente ou nunca os  laptops em tarefas pedagógicas.
Em algumas cidades, os equipamentos que davam defeito ficaram guardados por falta de técnicos que soubessem consertá-los.
Além disso, um quinto dos docentes ainda não havia recebido capacitação, e as escolas não tinham incorporado o programa em seus projetos pedagógicos.
Um dos pontos positivos foi que os alunos passaram a ter mais domínio de informática. O programa foi mais eficiente quando as escolas que permitiram levar o laptop para casa.
Foram avaliadas Barra dos Coqueiros (SE), Santa Cecília do Pavão (PR), São João da Ponta (PA), Terenos(MS) e Tiradentes (MG). Os autores do estudo não deram entrevista.
Reportagem de Antônio Gois
publicada em 03.02.2012 pelo jornal Folha de S.Paulo.
Uma leitura atenta do texto apresentado revela que a
principal falha do programa UCA foi
a) dos alunos, que não se mostraram aplicados em aprender.
b) dos professores, que perderam logo o interesse.
c) das escolas, que não exigiram mais de professores e alunos.
d) dos prefeitos das cidades, que não providenciaram melhores condições para as escolas.
e) do próprio programa, que não previu infraestrutura técnica adequada e treinamento de gestores e professores.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 24
Disponível em: www.facebook.com/cnj.oficial. Acesso em: 20 jun. 2018. Essa campanha contra a sexualização infantil utiliza-se da articulação entre texto escrito e imagem para representar um(a) a) casal de crianças do sexo oposto. b) relação inocente entre duas crianças. c) horário do dia inapropriado para crianças. d) proximidade inadequada entre as crianças. e) espaço perigoso para crianças dessa idade
UNESP 2012 – Questão 6
A leitura atenta deste instigante artigo de Don Tapscott revela que o tema central de sua mensagem é: ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 91
Figura 1 ...
Base dudow 2000 – Questão 5
"Vivemos mais uma grave crise, repetitiva dentro do ciclo de graves crises que ocupa a energia desta nação. A frustração cresce e a desesperança não cede. Empresários empurrados à condição de liderança oficial se reúnem em eventos como...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 125
​O novo boca a boca ...