UNESP (julho) 2012 – Questão 20

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Laptop de aluno de escola pública tem problemas
Estudo feito pela UFRJ para o governo federal mostra que o programa UCA (Um Computador por Aluno), implementado em 2010 em seis municípios, esbarrou em problemas de coordenação, capacitação de professores e adequação de infraestrutura.
O programa piloto do MEC forneceu 150 mil laptops de baixo custo a professores e alunos de cerca de 300 escolas públicas. Às cidades foram prometidas infraestrutura para acesso à internet e capacitação de gestores e professores.
Uma das conclusões do estudo foi que a infraestrutura de rede foi inadequada. Em cinco cidades, os avaliadores identificaram que os sinais de internet eram fracos e instáveis tanto nas escolas quanto nas casas e locais públicos.
A pesquisa mostra que os professores se mostravam entusiasmados no início, mas, um ano depois, 70% relataram não ter contado com apoio para resolver problemas técnicos e 42% disseram usar raramente ou nunca os  laptops em tarefas pedagógicas.
Em algumas cidades, os equipamentos que davam defeito ficaram guardados por falta de técnicos que soubessem consertá-los.
Além disso, um quinto dos docentes ainda não havia recebido capacitação, e as escolas não tinham incorporado o programa em seus projetos pedagógicos.
Um dos pontos positivos foi que os alunos passaram a ter mais domínio de informática. O programa foi mais eficiente quando as escolas que permitiram levar o laptop para casa.
Foram avaliadas Barra dos Coqueiros (SE), Santa Cecília do Pavão (PR), São João da Ponta (PA), Terenos(MS) e Tiradentes (MG). Os autores do estudo não deram entrevista.
Reportagem de Antônio Gois
publicada em 03.02.2012 pelo jornal Folha de S.Paulo.
Uma leitura atenta do texto apresentado revela que a
principal falha do programa UCA foi
a) dos alunos, que não se mostraram aplicados em aprender.
b) dos professores, que perderam logo o interesse.
c) das escolas, que não exigiram mais de professores e alunos.
d) dos prefeitos das cidades, que não providenciaram melhores condições para as escolas.
e) do próprio programa, que não previu infraestrutura técnica adequada e treinamento de gestores e professores.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 57
Renata, 11, combinava com uma amiga viajar em julho para a Disney. Questionada pela mãe, que não sabia de excursão nenhuma, a menina pegou uma pasta com preços do pacote turístico e uma foto com os dizeres: “Se eu não for para a Disney vou...
UNESP (julho) 2005 – Questão 75
A missão da organização First Book é a de ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 61
A figura ilustra o sistema utilizado, em 1953, por Stanley L. Miller e Harold C. Urey, da Universidade de Chicago, no estudo da origem da vida no planeta Terra. O experimento simulava condições ambientais da Terra primitiva e visava ao estudo das...
UNESP (julho) 2007 – Questão 29
O processo de desertificação tem aumentado em muitas áreas do globo, como África, América do Sul, Oriente Médio, Ásia Central, noroeste da China e sudoeste dos EUA, provocando grandes prejuízos, principalmente na agricultura. Assinale a...
UNESP (julho) 2012 – Questão 73
Em química, uma substância que tem a propriedade de diminuir os estragos produzidos por radicais livres é classificada como um a) antiácido. b) hidratante. c) cicatrizante. d) esterilizante. e) antioxidante.