UNESP (julho) 2011 – Questão 89

Matemática / Matemática Básica / Análise Gráfica
Um grafo é uma figura constituída de um número finito de arestas ou arcos, cujas extremidades são chamadas vértices. Em um grafo, a “ordem de um vértice” é o número de extremidades de arestas ou arcos que se apoiam naquele vértice. A figura 1 é um grafo cujos vértices A e C possuem ordem 3 (o vértice A é o apoio de um arco cujas extremidades coincidem) e os demais vértices possuem ordem 2.

 
Além disso, dizemos que um grafo admite um “passeio de Euler” se existir um caminho do qual façam parte todas as arestas ou arcos desse grafo, sendo possível desenhá-lo sem tirar o lápis do papel e passando-o uma única vez em cada aresta ou arco. Na figura 1 é possível fazer um “passeio de Euler” partindo-se apenas dos vértices “A” ou “C”. Por exemplo, um possível “passeio” pode ser representado pela sequência de vértices dada por: AABCDEFC.
Consideres os grafos:
             
Os que admitem um “passeio de Euler” são apenas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) I, II e V.
d) I, III e IV.
e) I, IV e V.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2014 – Questão 39
O perímetro de um triângulo retângulo é igual a 6,0 m e as medidas dos lados estão em progressão aritmética (PA). A área desse triângulo é igual a a) 1,5 m2. b) 3,0 m2. c) 2,0 m2. d) 3,5 m2.
FUVEST 2017 – Questão 85
Na figura, o retângulo ABCD tem lados de comprimento AB = 4 e BC = 2. Sejam M o ponto médio do lado BC e N o ponto médio do lado CD. Os segmentos AM e AC interceptam o segmento nos pontos E e F, respectivamente. A área do triângulo AEF é igual a a) b) c) d) e)
UNESP (julho) 2006 – Questão 18
Observe a figura. ...
ENEM 2005 – Questão 34
Quatro estações distribuidoras de energia A, B, C e D estão dispostas como vértices de um quadrado de 40 km de lado. Deseja-se construir uma estação central que seja ao mesmo tempo equidistante das estações A e B e da estrada (reta) que liga...
FUVEST 2021 – Questão 10
A região hachurada do plano cartesiano xOy contida no círculo de centro na origem O e raio 1, mostrada na figura, pode ser descrita por a) {(x, y); x2 + y2 ≤ 1 e y – x ≤ 1}. b) {(x, y); x2 + y2≥ 1 e y + x ≥ 1}. c) {(x, y); x2 + y2 ≤ 1 e y – x ≥ 1}. d) {(x, y); x2 + y2≤ 1 e y + x ≥ 1}. e) {(x, y); x2 + y2 ≥ 1 e y + x ≤ 1}.