UNESP (julho) 2011 – Questão 74

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Pilhas
A bateria de níquel-cádmio (pilha seca), usada rotineiramente em dispositivos eletrônicos, apresenta a seguinte reação de oxirredução:
 
Cd(s) + NiO2(s) + 2 H2O(l) → Cd(OH)2(s) + Ni(OH)2(s)
 
O agente oxidante e o agente redutor dessa reação, respectivamente, são:
a) H2O(l) e Cd(OH)2(s).
b) NiO2(s) e Cd(OH)2(s).
c) NiO2(s) e Cd(s).
d) Cd(s) e Cd(OH)2(s).
e) NiO2(s) e Ni(OH)2(s).
Esta questão recebeu 12 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 25
O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre espontaneamente (catodo) com outra meia-pilha ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 80
A tradução mais apropriada para hot air, no texto, é a) conversa importante. b) papo-cabeça. c) assunto polêmico. d) assunto da moda. e) conversa fiada.
UNESP (julho) 2010 – Questão 52
Observe o mapa. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 23
Considerando o sistema de classificação taxonômica, se duas espécies pertencem a duas famílias diferentes, então: a) podem pertencer ao mesmo gênero. b) podem pertencer à mesma ordem. c) obrigatoriamente são da mesma classe. d) pertencem a gêneros diferentes, mas não a ordens diferentes. e) podem pertencer à mesma ordem, mas não à mesma classe.
ENEM Natureza (46-90) 2012 – Questão 61
A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas,...