UNESP (julho) 2011 – Questão 72

Ciências da Natureza / Química / Funções Inorgânicas / Ácidos
A sibutramina, cuja estrutura está representada, é um fármaco indicado para o tratamento da obesidade e seu uso deve estar associado a uma dieta e exercícios físicos.
 
 
Com base nessa estrutura, pode-se afirmar que a sibutramina:
a) é uma base de Lewis, porque possui um átomo  de nitrogênio que pode doar um par de elétrons para ácidos.
b) é um ácido de Brönsted-Lowry, porque possui um átomo de nitrogênio terciário.
c) é um ácido de Lewis, porque possui um átomo de nitrogênio capaz de receber um par de elétrons de um ácido.
d) é um ácido de Arrhenius, porque possui um átomo de nitrogênio capaz de doar próton.
e) é uma base de Lewis, porque possui um átomo de nitrogênio que pode receber um par de elétrons de um ácido.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 110
O metilfenidato, estrutura química representada na figura, é uma substância utilizada como fármaco no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na estrutura do metilfenidato, o número de carbonos assimétricos e a sua fórmula molecular são, respectivamente, a) 1 e C12H15NO2. b) 1 e C13H17NO2. c) 1 e C14H19NO2. d) 2 e C13H17NO2. e) 2 e C14H19NO2.
UNESP (julho) 2008 – Questão 65
Sódio metálico reage com água liberando grande quantidade de calor, o qual pode desencadear uma segunda reação, de combustão. Sobre essas reações, é correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 56
A respeito do Timol, essência de tomilho, usado na indústria alimentícia, cuja fórmula estrutural plana está colocada abaixo, fazem-se as afirmações: I) é um hidrocarboneto aromático contendo dois carbonos terciários. II) possui cadeia carbônica ramificada e heterogênea. III) é um fenol que possui três carbonos terciários em sua estrutura. IV) tem fórmula molecular igual a C10H14O. São corretas somente: a) III e IV. b) II e III. c) II, III e IV. d) I e II. e) I e IV.
Base dudow 2000 – Questão 48
O ácido acrílico, também conhecido pelo nome de “ácido acroléico”, líquido de cheiro irritante, solúvel em água e em solventes orgânicos, é empregado na síntese de resinas acrílicas, cuja fórmula é: CH2=CH-COOH E possui nome oficial: a) ácido 3-propenóico b) ácido 2-propenóico c) ácido 1-propenóico d) ácido propenol e) ácido propiônico
Base dudow 2000 – Questão 36
Um aluno, para calcular o pH da água, sabendo que seu produto iônico, a 25°C, corresponde a 10-14, utilizou, por engano, a seguinte fórmula: pH = - log100[H+] O valor encontrado pelo aluno foi igual a: a) 1,4; b) 3,5; c) 7,0; d) 10; e) 12.