UNESP (julho) 2011 – Questão 61

Ciências da Natureza / Biologia / Ecossistemas / Ecologia
Para discutir ecologia, a professora citou uma das estrofes do Hino da Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela Igreja Católica, cujo lema é Fraternidade e a Vida no Planeta:
(...)
Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam a morte;
O aquecimento queima o teu futuro.
(...)
Sobre essa estrofe do hino, os alunos fizeram as seguintes afirmações:
I. O primeiro verso é uma menção à função fotossintética das florestas, estabelecendo uma analogia entre essa função e a exercida pelo pulmão dos vertebrados, pois cada uma dessas funções retira da atmosfera e nela libera os mesmos gases.
II. O segundo verso é uma referência à atmosfera primitiva da Terra, a qual permitiu o aparecimento das primeiras moléculas orgânicas e, posteriormente, dos primeiros organismos vivos.
III. O terceiro verso faz referência à poluição atmosférica. Gases tóxicos são liberados pela atividade humana, comprometendo a saúde das populações e dos demais organismos.
IV. O quarto verso é referência direta às queimadas, que têm por objetivo a formação de pastos em detrimento da conservação da mata nativa.
É correto o que se afirma em
a) III, apenas.
b) IV, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 45
Considere o diagrama para uma determinada substância. Sabendo-se que a transformação ocorre no sentido de A para D, pode-se afirmar que no trecho: a) AB a substância está na fase líquida. b) BC está ocorrendo fusão ou vaporização. c) CD há apenas vapor. d) BC há uma mistura de líquido e vapor. e) CD está ocorrendo transição de fase.
UNESP (julho) 2011 – Questão 80
A diferença de pressão máxima que o pulmão de um ser humano pode gerar por inspiração é em torno de 0,1×105 Pa ou 0,1 atm. Assim, mesmo com a ajuda de um snorkel (respiradouro), um mergulhador não pode ultrapassar uma profundidade máxima,...
UNESP (julho) 2011 – Questão 88
A tabela apresenta, na coluna da esquerda, a descrição de alguns tipos de funções e, na coluna da direita, representações de alguns gráficos de funções, cujas variáveis independentes, definidas no domínio dos números reais, estão...
UNESP (julho) 2007 – Questão 39
O artilheiro de um navio de guerra em treinamento, percebendo que por pouco não conseguia alcançar o alvo atirando da distância mínima definida para a realização do disparo, pensou durante um certo tempo em como atingir o alvo sem que, no...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2018 – Questão 121
O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia. Um dos...