UNESP (julho) 2011 – Questão 55

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Parece notícia velha, mas a ciência e o ensino da ciência continuam sob ataque. No portal www.brasilescola.com há um texto de Rainer Sousa, da Equipe Brasil Escola, que discute a origem do homem. No final, o texto diz: “sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma questão capaz de se desdobrar em outros debates. Cabe a cada um adotar, por critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece plausível”. “Critérios pessoais” para decidir sobre a origem do homem? A religião como “corrente explicativa” sobre um tema científico, amplamente discutido e comprovado, dos fósseis à análise genética? Como é possível essa afirmação de um educador, em pleno século 21, num portal que leva o nome do nosso país e se dedica ao ensino?
(Marcelo Gleiser. Folha de S.Paulo, 13.02.2011. Adaptado.)
 
O pensamento de Marcelo Gleiser é expresso por meio de uma
a) perspectiva conciliatória entre religião e ciência acerca da origem do homem.
b) abordagem do conflito entre criacionismo e evolucionismo sob um ponto de vista liberal, defendendo a liberdade individual para escolher qual adotar.
c) pressuposição de que a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin é anacrônica e, portanto, inapropriada para explicar a origem do homem.
d) crítica da posição adotada pela Equipe Brasil Escola, por seu teor de irracionalismo.
e) pressuposição segundo a qual, no que tange à origem do homem, os critérios subjetivos devem prevalecer sobre os critérios empíricos.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 13
... deixou, por duas vezes, os norte-americanos fascinados ao voar baixo pelas ruas de New York... Com esta frase, o cronista esportivo quer significar que Marílson a) fez voos rasantes nas ruas de Nova Iorque em algum tipo de exibição aviatória. b) participou de corridas de automóvel nos Estados Unidos. c) venceu duas corridas em Nova Iorque. d) empregou aviões para avaliar os trajetos das corridas. e) também participa de competições de ultraleves.
UERJ 2006 – Questão 11
O poema de Cecília Meireles enfoca um momento específico de tensão política e de oposição aos poderes estabelecidos na história do Brasil. ...
Base dudow 2000 – Questão 4
4) (UFPR) Sobre o texto de Dimenstein e a charge de Angeli, é correto afirmar: ...
FGV Administração 2010 – Questão 25
Sobre a expressão “vidinha choca”, entendida no contexto do poema, é correto afirmar: a) O diminutivo exprime carinho, ao contrário do termo que o acompanha. b) O segundo termo reforça o sentido negativo do primeiro. c) A ideia aí presente é de tempo: sugere-se que a vida é passageira. d) Seu sentido se opõe àquilo que, poeticamente, “minhoca” está representando. e) O adjetivo deve ser entendido denotativamente, ao contrario do substantivo.
UNESP (julho) 2010 – Questão 8
Pelo que se depreende do posicionamento assumido pelo autor em todo o fragmento, o emprego da palavra utopia, no final, ...