UNESP (julho) 2011 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as mais importantes e as mais sagradas.
Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa, 2004 (adaptado)
 
O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga:
a) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.
b) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.
c) estavam integradas a outros aspectos da vida social religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.
d) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta.
e) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando sua atuação política e militar nos períodos de guerra.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 10
Observe os seguintes vocábulos extraídos da sétima estrofe do poema: I. ternos. II. frios. III. pia. IV. pranto. As palavras que aparecem na estrofe como adjetivos estão contidas apenas em: a) I e II. b) I e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.
Base dudow 2000 – Questão 5
Considere o texto abaixo: ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 4
    Na figura, ABCD é um retângulo de base 10 cm e altura 6 cm. Os pontos E e F dividem o lado CD em três partes iguais.    A área do triângulo AEF é   a) 203cm2. b) 8 cm2. c) 10 cm2. d) 16 cm2. e) 20 cm2.          
Base dudow 2000 – Questão 30
As orlas dos desertos têm um ecossistema frágil, um delicado equilíbrio entre o clima, a vegetação e os solos. Se houver a ruptura de um dos elementos dessa paisagem integrada, tudo entra em degradação. ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 89
Considere os dados aproximados, obtidos em 2010, do Censo realizado pelo IBGE. (ftp://ftp.ibge.gov.br) A partir das informações, é correto afirmar que o número aproximado de mulheres com 18 anos ou mais, em milhões, era a) 70. b) 52. c) 55. d) 59. e) 65.