UNESP (julho) 2010 – Questão 66

Ciências da Natureza / Biologia / Angiospermas / Semente
O vento soprava fraco, dobrando levemente as hastes de uma planta dominante, que mal superava a altura do tornozelo, mas nem sempre era assim. Na maior parte das vezes o deslocamento de ar era intenso e se transformava num jato de uivos poderosos, durante as tempestades de verão. (...) Açoitadas pelo deslocamento de ar, as hastes se dobravam e se agitavam para liberar o conteúdo das copas, arredondadas como antigas lâmpadas incandescentes. Então as sementes partiam. Cada uma pousaria num ponto distinto, determinadas a perpetuar a espécie, adaptando-se com a disposição de migrantes que desembarcam numa terra estranha. O futuro está ali, não lá, de onde partiram.
Ulisses Capozzoli. Memória da Terra. Scientific American Brasil, janeiro 2010 (adaptado)
 
O texto retrata uma cena na Terra há alguns milhões de anos. Pode-se dizer que o texto tem por protagonista as ______ e descreve um processo que lhes permitiu ______.
Os espaços em branco poderiam ser corretamente preenchidos por:
a) briófitas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
b) pteridófitas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
c) pteridófitas … diversificarem-se em várias espécies, algumas delas até os dias atuais
d) gimnospermas … manterem-se como uma mesma espécie até os dias atuais
e) gimnospermas … diversificarem-se em várias espécies, algumas delas até os dias atuais
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 37
Sobre a propagação de ondas, podemos afirmar que: ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 68
Uma das formas de contaminação do solo que preocupa as autoridades ambientalistas se dá por meio do descarte de substâncias contendo metais pesados, como os comumente encontrados em pilhas e baterias. Uma vez presente no solo, a substância pode...
UNESP (julho) 2011 – Questão 65
Universitários moradores de uma mesma república resolveram, cada um, preparar um bolo. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 1
Seja n um número natural de 3 algarismos. Se, ao multiplicar-se n por 7 obtém-se um número terminado em 373, é correto afirmar que a) n é par. b) o produto dos algarismos de n é par. c) a soma dos algarismos de n é divisível por 2. d) n e divisível por 3. e) o produto dos algarismos de n é primo.
UNESP (julho) 2009 – Questão 46
Um aluno leu que a velocidade da luz v é diferente para diferentes meios materiais nos quais se propaga e que seu valor depende da razão entre a velocidade da luz no vácuo e o índice de refração n do meio em que se propaga. Ao expor uma placa...