UNESP (julho) 2010 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto,  se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu.

Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:
a) desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
b) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
c) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
d) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
e) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 38
(...) 2.º Que seja respeitado do modo mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores; ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 43
Capacitação financeira das 500 principais empresas multinacionais, 2008 ...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 31
A imagem apresenta um exemplo de croqui de síntese sobre o turismo na França. ...
UNESP 2011 – Questão 49
Esse é um recorte de parte da planta da cidade de São Paulo, onde foi traçado um segmento de reta AB, com 0,11 m. A distância real entre esses dois pontos é de 1760 m. ...
FUVEST 2014 – Questão 50
Considere a tabela abaixo. ...