UNESP (julho) 2010 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto,  se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu.

Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:
a) desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
b) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
c) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
d) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
e) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 35
Um dos processos espaciais que tem ocorrido sistematicamente nas cidades brasileiras refere-se à ampliação considerável da área urbana ocupada e ao crescimento da periferia. O poder público, baseado em políticas territoriais, tem ampliado...
UNESP 2011 – Questão 51
Analise o mapa. ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 74
Para mostrar os efeitos da exposição de células e tecidos do organismo a elevados níveis de radiação nuclear, um professor utilizou a figura de um pulmão humano e nela indicou o que pode ocorrer em consequência da ação...
UNESP 2008 – Questão 29
O modelo econômico exportador baseado em maciço investimento estrangeiro, adotado pela Irlanda há cerca de quinze anos, colocou o país entre as nações mais ricas ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Para manter o domínio do território, as nações estabelecem fronteiras que passam a constar nos mapas e podem apresentar características diferentes de acordo com a projeção com que foram construídos. Observe as figuras geométricas geradoras...