UNESP (julho) 2010 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto,  se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu.

Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:
a) desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
b) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
c) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
d) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
e) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 38
Em São Paulo, são 10h, que horas serão em Tóquio, capital do Japão, distante 180º a Leste de São Paulo? a) 17 horas. b) 21 horas. c) 22 horas. d) 2 horas. e) 20 horas.
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 45
Aristóteles (384 – 322 a.C.), filósofo grego, é considerado pioneiro na investigação sistemática da lógica. Em seus estudos, estabeleceu regras para relacionar proposições dadas (premissas) a uma conclusão. Um exemplo é o argumento...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 44
Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro. a) Má infra-estrutura de transporte.b) Sítio urbano inadequado.c) Desigualdade social elevada.d) Desemprego da população.e) Elevadas temperaturas.
UNESP (julho) 2012 – Questão 53
Analise a charge ...
UNESP 2009 – Questão 50
O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura. As produções da pintura apresentam-se como seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio. O mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam...