UNESP (julho) 2010 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto,  se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu.

Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:
a) desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
b) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
c) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
d) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
e) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 34
“SEM CAMINHÃO O BRASIL PÁRA” ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 43
Um engenheiro pretende comprar um guindaste e obtém a tabela seguinte, que relaciona suas características técnicas: Considerando a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², o guindaste pesquisado tem potência igual a: a) 100 kW. b) 110 kW. c) 120 kW. d) 130 kW. e) 140 kW.
UNESP (julho) 2006 – Questão 58
Além das funções rituais, a religião historicamente tem desempenhado o papel de catalisadora do protesto social. Nos movimentos messiânicos isso ocorre de forma clara, pois estão ligados a crises de estrutura e organizações sociais. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 48
O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km2, traçada ao longo do litoral brasileiro. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 43
www.vias-seguras.com/. Acesso em: 28 fev. 2012 ...