UNESP (julho) 2010 – Questão 16

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
Cinema e Telejornalismo: Convergência de Linguagens para Divulgar Ciência Encampando um ponto de vista em que um vídeo de divulgação científica não deve apenas ensinar e informar, mas também entreter, motivar e gerar curiosidade, Iara Cardoso defendeu a convergência das linguagens telejornalística e cinematográfica para incrementar as produções de vídeo voltadas para a ciência: “A convergência é possível, é necessária, e cada vez mais acessível com as novas tecnologias digitais”, disse a jornalista em apresentação durante o Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica, que ocorreu na Unicamp entre os dias 23 e 25 de novembro.
A ideia de mesclar linguagens aparentemente distantes surgiu quando Cardoso começou a produzir o vídeo SitRaios, encomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para divulgar a ciência por trás de um software que localizava mais facilmente descargas elétricas atmosféricas nas linhas de energia e possibilitava  um religamento mais rápido da eletricidade. “Seria maçante produzir esse vídeo da maneira tradicional. Então, introduzimos, num vídeo que usualmente estaria destinado a ser muito próximo do telejornalismo, a linguagem do cinema. Utilizamos conceitos como o de revelação e de aumento de expectativa – introduzimos uma narrativa, enfim”, afirma Cardoso. Além da roteirista e diretora, a equipe, enxuta, teve apenas mais um editor e um cinegrafista. “Esse tipo de convergência não demanda mais recursos do que uma produção tradicional”, defende.
As produções de cinema são tradicionalmente mais dispendiosas do que vídeos jornalísticos. Porém, contrariando o que o senso comum pensa sobre os custos dos vídeos que incorporam linguagens cinematográficas, Cardoso esclarece que os custos de produção tornaram-se mais acessíveis com o surgimento das novas tecnologias digitais. Ela aponta, por exemplo, que tornaram-se amplamente acessíveis as câmeras digitais, hoje largamente utilizadas tanto no cinema quanto na produção jornalística. “Os próprios cineastas estão, cada vez mais, filmando com o suporte digital”, afirma. Outra facilidade está na edição digital: “Mesmo quem ainda não aderiu ao suporte digital nas filmagens nunca deixa de utilizar a edição digital, que se tornou imprescindível. Perto da edição em computadores, os antigos métodos tornaram-se inviáveis”, avalia.
Enquanto o suporte tecnológico facilita a convergência e aproxima linguagens, o que é realmente fundamental, na visão da jornalista, são as ideias por trás do vídeo: são elas, as concepções, que vão formar um roteiro interessante, as bases do apelo dos vídeos de ciência para o grande público. Segundo a diretora, a incorporação da dramaticidade, do suspense – ferramentas usuais na narrativa ficcional – ajudam um vídeo a tornar mais atraente uma teoria ou explicação científica. Ao mesmo tempo, se feita com o devido preparo e seriedade, não compromete a qualidade da informação transmitida — pelo contrário, a potencializa.
(Danilo Albergaria. Cinema e telejornalismo: convergência de linguagens para divulgar ciência. COMCIÊNCIA, www.comciencia.br, 26.11.2009.)
O texto apresentado se encontra em uma conceituada revista eletrônica de divulgação científica e revela como tema central:
a) A importância do cinema para a divulgação científica.
b) O caráter essencial do estilo telejornalístico no que se refere a divulgar conteúdos de ordem científica.
c) A importância da convergência das linguagens telejornalística e cinematográfica para a divulgação da ciência.
d) A inviabilidade da tecnologia analógica na criação de vídeos de divulgação científica.
e) O incremento da produtividade na criação de vídeos por meio da tecnologia digital.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 5
A não ser através d’ O tico-tico e da poesia de Camões. A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente. Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade: a) rever suas crenças arraigadas b) interagir com universos diferentes c) superar uma alienação do presente d) compreender a idealização da morte
ENEM 2001 – Questão 55
"Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar...
UNESP (julho) 2008 – Questão 79
De acordo com o texto, ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 17
Os autores do estudo não deram entrevista. ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Da leitura do poema Canção, de Cecília Meireles, depreende-se: Quero um dia para chorar. Mas a vida vai tão depressa! e é preciso deixar contida a tristeza, para que a vida, que acaba quando mal começa, tenha tempo de se acabar. (Cecília Meireles) a) a ânsia de não se expor publicamente. b) a constatação da fugacidade da vida. c) uma crítica ao sentimentalismo exacerbado. d) uma atitude de revolta diante da ideia de morte.