UNESP (julho) 2010 – Questão 14

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Acrobata da Dor 
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.
 
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
Salta, gavroche, salta clown, varado
pelo estertor dessa agonia lenta...
 
Pedem-te bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa,
nessas macabras piruetas d’aço...
 
E embora caias sobre o chão, fremente,
afogado em teu sangue estuoso e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
João da Cruz e Sousa. Obra completa. RJ: Editora Aguilar, 1961

 
Como se verifica na leitura atenta do soneto, o eu-lírico dirige-se ao coração servindo-se do tratamento de segunda pessoa do singular (tu, te, ti, contigo). Se utilizasse o tratamento de segunda pessoa do plural, o último terceto assumiria a seguinte forma:
a) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / rides! coração, tristíssimo palhaço.
b) E embora caisteis sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / riais! coração, tristíssimo palhaço.
c) E embora caís sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / riais! coração, tristíssimo palhaço.
d) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em seu sangue estuoso e quente, / riai! coração, tristíssimo palhaço.
e) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / ride! coração, tristíssimo palhaço.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 18
Na segunda metade do século XIX, Mendel havia descoberto algumas regras básicas sobre herança, mas suas ideias passaram despercebidas. No início dos anos 1900, Walter Sutton e outros verificaram que o comportamento dos cromossomos na divisão...
UNESP (julho) 2005 – Questão 52
A obra de Jan van Eyck – O casal Arnolfini (1434) – revela traços marcantes da pintura renascentista. (National Gallery, Londres.) Entre esses traços presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temática: a) burguesa e o liberalismo. b) religiosa e os valores greco-romanos. c) profana e a busca do transcendente. d) pagã e o cientificismo. e) profana e a perspectiva.
Base dudow 2000 – Questão 11
Assinale a opção em que não há erro. a) Seguem anexo os formulários pedidos. b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro. c) Estas questões são bastante difíceis. d) Eu lhes peço que as deixem sós. e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a largada.
FGV Economia 2010 – Questão 43
Assinale a alternativa correta quanto à aplicação das regras de transposição do discurso direto em indireto no trecho: ...
Base dudow 2000 – Questão 44
(Fecea- PR) Há, na língua portuguesa, palavras que apresentam certa semelhança na escrita ou na pronúncia, mas são diferentes no significado. São as chamadas parônimas. É o caso de mandato e mandado. ...