UNESP (julho) 2010 – Questão 14

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Acrobata da Dor 
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.
 
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
Salta, gavroche, salta clown, varado
pelo estertor dessa agonia lenta...
 
Pedem-te bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa,
nessas macabras piruetas d’aço...
 
E embora caias sobre o chão, fremente,
afogado em teu sangue estuoso e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
João da Cruz e Sousa. Obra completa. RJ: Editora Aguilar, 1961
Como se verifica na leitura atenta do soneto, o eu-lírico dirige-se ao coração servindo-se do tratamento de segunda pessoa do singular (tu, te, ti, contigo). Se utilizasse o tratamento de segunda pessoa do plural, o último terceto assumiria a seguinte forma:
a) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / rides! coração, tristíssimo palhaço.
b) E embora caisteis sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / riais! coração, tristíssimo palhaço.
c) E embora caís sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / riais! coração, tristíssimo palhaço.
d) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em seu sangue estuoso e quente, / riai! coração, tristíssimo palhaço.
e) E embora caiais sobre o chão, fremente, / afogado em vosso sangue estuoso e quente, / ride! coração, tristíssimo palhaço.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 35
Tendo em vista a flexão e o emprego do verbo de acordo com a norma culta da língua assinale a opção em que a forma entre parênteses NÃO completa corretamente a lacuna da frase: ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 50
Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas...
UNESP (julho) 2008 – Questão 18
Na segunda metade do século XIX, Mendel havia descoberto algumas regras básicas sobre herança, mas suas ideias passaram despercebidas. No início dos anos 1900, Walter Sutton e outros verificaram que o comportamento dos cromossomos na divisão...
Base dudow 2000 – Questão 56
"Se ele (ver) o nosso trabalho, (fazer) um elogio." a) ver, fará b) visse, fará c) vir, fará d) ver, fazerá e) vir, faria
UNESP (julho) 2009 – Questão 4
Sabendo-se que (1+i) é raiz do polinômio Px=x5-3x4 +3x3+x2-4x+2 pode-se afirmar que: a) 1 é raiz de multiplicidade 1 de P(x). b) 1 é raiz de multiplicidade 2 de P(x). c) –1 é raiz de multiplicidade 2 de P(x). d) (1+i) é raiz de multiplicidade 2 de P(x). e) (1–i) não é raiz de P(x).