UNESP (julho) 2009 – Questão 65

Ciências da Natureza / Química / Reações Orgânicas / Reações de Oxidação
A chamada “lei seca” foi criada para tentar diminuir o número de acidentes envolvendo veículos automotores, procurando evitar que sejam conduzidos por motoristas alcoolizados. Para uma fiscalização eficaz, o chamado bafômetro é utilizado nas operações de policiamento nas cidades e rodovias do país. Os primeiros equipamentos desse tipo eram constituídos por tubos em cujo interior havia dicromato de potássio e ácido sulfúrico, imobilizados em sílica. Ao soprar no tubo, o ar exalado pela pessoa entra em contato com esses reagentes, e, caso tenha consumido álcool, seus vapores reagem segundo a equação química:
 
3 C2H5OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4
3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O
 
sendo detectado devido à coloração verde, característica do Cr2(SO4)3 produzido. É correto afirmar que, na reação que ocorre no bafômetro, o etanol é:
a) hidrolisado
b) desidratado pelo H2SO4
c) reduzido pelo H2SO4
d) reduzido pelo K2Cr2O7
e) oxidado pelo K2Cr2O7
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 22
As expressões kicked the bucket e went to the sky, relacionadas a uma das personagens do penúltimo quadrinho da história, significam que a personagem a) chutou o balde a caminho do céu. b) chutou o balde ao mentir a respeito do gato. c) morreu e foi para o céu. d) não mentiu e mudou sua atitude antes de morrer. e) não foi para o céu, foi uma mentira do gato.
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 83
Os métodos empregados nas análises químicas são ferramentas importantes para se conhecer a composição dos diversos materiais presentes no meio ambiente. É comum, na análise de metais presentes em amostras ambientais, como água de rio ou de...
Base dudow 2000 – Questão 6
A carga elétrica que a associação de capacitores abaixo armazena, quando estabelecemos entre A e B a d.d.p. de 22 V, é: a) 22 μC . b) 33 μC. c) 44 μC. d) 66 μC. e) 88 μC.
Base dudow 2000 – Questão 58
Até o século XVII, o papel dos espermatozóides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do...
Base dudow 2000 – Questão 39
Considere o diagrama: ...