UNESP (julho) 2009 – Questão 63

Ciências da Natureza / Química / Pressão Máxima de Vapor / Fatores que influenciam
O abaixamento relativo da pressão de vapor de um solvente, resultante da adição de um soluto não volátil, depende do número de partículas dissolvidas na solução resultante. Em quatro recipientes, denominados A, B, C e D, foram preparadas, respectivamente, soluções de glicose, sacarose, ureia e cloreto de sódio, de forma que seus volumes finais fossem idênticos, apresentando composições conforme especificado na tabela:
 
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que:
a) todas as soluções apresentam a mesma pressão de vapor.
b) a solução de sacarose é a que apresenta a menor pressão de vapor.
c) a solução de cloreto de sódio é a que apresenta a menor pressão de vapor.
d) a solução de glicose é a que apresenta a menor pressão de vapor.
e) as pressões de vapor das soluções variam na seguinte ordem: ureia = cloreto de sódio > glicose.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 7
O cobre consiste em dois isótopos com massa 62,96u e 64,96u e abundância isotópica de 70,5% e 29,5%, respectivamente. A massa atômica do cobre é: a) 63,96u. b) 63,00u. c) 63,80u. d) 62,55u. e) 63,55u.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 106
A penicilamina é um medicamento de uso oral utilizado no tratamento de várias doenças. Esse composto é excretado na urina, cujo pH se situa entre 5 e 7. A penicilamina, cuja fórmula estrutural plana está apresentada, possui três grupos funcionais que podem ser ionizados: Qual estrutura derivada da penicilamina é predominantemente encontrada na urina? a) b) c) d) e)
FUVEST 2010 – Questão 66
Sob condições adequadas, selênio (Se) e estanho (Sn) podem reagir, como representado pela equação ...
UFSCar - Quí, Mat e His 2005 – Questão 1
Estudos pré-clínicos têm demonstrado que uma droga conhecida por aprepitante apresenta ação inibitória dos vômitos induzidos por agentes quimioterápicos citotóxicos, tais como a cisplatina. Essa droga apresenta a seguinte fórmula estrutural: Duas das funções orgânicas encontradas na estrutura dessa droga são a) cetona e amina. b) cetona e éter. c) amina e éter. d) amina e éster. e) amida e éster.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 89
Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente...