UNESP (julho) 2009 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
Expansão das estradas de ferro
 
 
* Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal), Minas Gerais e São Paulo.
(apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)
 
A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o período, é correto afirmar que:
a) o desenvolvimento da economia cafeeira teve, entre meados do século XIX e início do XX, um forte vínculo com a expansão do transporte ferroviário.
b) nas duas décadas finais do século XIX, o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto.
c) com as leis abolicionistas, a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil.
d) apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do país.
e) o auge da produção de café no Vale do Paraíba, registrado no início do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 66
Observe os mapas. ...
UERJ 2009 – Questão 52
A intensa renovação da frota brasileira de automóveis tem provocado sérios problemas de trânsito em cidades como São Paulo. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 52
Olhar o Brasil e não ver o sertão ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 14
O fechamento de seis unidades de uma empresa calçadista na Bahia deve resultar na demissão de 1 800 funcionários. Enquanto demite no Brasil, a empresa abre uma fábrica na Índia. Nas seis unidades fechadas na Bahia eram produzidos cabedais de...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 56
Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem...