UNESP (julho) 2009 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
Expansão das estradas de ferro
 
 
* Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal), Minas Gerais e São Paulo.
(apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)
 
A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o período, é correto afirmar que:
a) o desenvolvimento da economia cafeeira teve, entre meados do século XIX e início do XX, um forte vínculo com a expansão do transporte ferroviário.
b) nas duas décadas finais do século XIX, o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto.
c) com as leis abolicionistas, a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil.
d) apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do país.
e) o auge da produção de café no Vale do Paraíba, registrado no início do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2006 - 2007 – Questão 42
Racionamento de energia diminui ...
ENEM 2001 – Questão 24
Algumas medidas podem ser propostas com relação aos problemas da água: ...
ENEM 2008 – Questão 32
Uma fonte de energia que não agride o ambiente, é totalmente segura e usa um tipo de matéria-prima infinita é a energia eólica, que gera eletricidade a partir da força dos ventos. O Brasil é um país privilegiado por ter o tipo de ventilação...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 44
O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele...
Base dudow 2000 – Questão 54
Com a Terceira Revolução Industrial, a nova divisão do trabalho estabeleceu uma classificação dos países capitalistas, segundo o domínio de cada um sobre: a) os recursos minerais. b) o conhecimento técnico-científico. c) as fontes de energia. d) as indústrias de bens duráveis. e) as indústrias de bens não-duráveis.