UNESP (julho) 2009 – Questão 40

Ciências da Natureza / Física / Trabalho / Trabalho de uma Força Tangencial
Uma bola de pequeno diâmetro deve ser elevada, lentamente e com velocidade constante, à altura h. Considere duas opções: erguê-la mediante o uso de uma corda e uma polia ideais (esquema I) ou empurrá-la ao longo do plano inclinado (esquema II).
Se desprezarmos o atrito, a bola é erguida com a aplicação da menor força, quando 
a) se eleva a bola na vertical, utilizando a polia.
b) se eleva a bola utilizando qualquer uma das opções sugeridas.
c) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com ângulo α igual a 60º.
d) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com o ângulo α igual a 45º.
e) se empurra a bola ao longo do plano inclinado com o ângulo α igual a 30º.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 75
Dois satélites artificiais, S1, e S2, de massas M e 2M, respectivamente, estão em órbita ao redor da Terra e sujeitos ao seu campo gravitacional, Quando o satélite S1 passa por um determinado ponto do espaço, sua aceleração é de 7,0 m/s2. Qual será a aceleração do satélite S2, quando ele passar pelo mesmo ponto? a) 3,5 m/s2. b) 7,0 m/s2. c) 9,8 m/s2. d) 14 m/s2. e) 49 m/s2 .
UFSJ CG menos linguagens 2012 – Questão 39
Uma determinada empresa solicitou ao seu engenheiro mecânico que projetasse um dispositivo que impedisse a passagem de combustível quando há um superaquecimento do sistema. Ele teve a ideia de construir uma válvula composta de um tubo cilíndrico...
FGV Economia 2010 – Questão 104
Posicionadas rigidamente sobre os vértices de um cubo de aresta 1 m, encontram-se oito cargas elétricas positivas de mesmo módulo. Sendo k, o valor da constante eletrostática do meio que envolve as cargas, a força resultante sobre uma nona carga elétrica também positiva e de módulo igual ao das oito primeiras, abandonada em repouso no centro do cubo, terá intensidade: a) zero. b) k × Q2. c) k × Q2. d) 4k × Q4. e) 8k × Q2.
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 11
Por ser o vestibular da UFSCar, a tarefa era de grande responsabilidade e o fiscal de prova precisava ainda levar ao fundo da sala toda uma fileira de carteiras. Exercendo sobre a primeira carteira da fila uma força horizontal de intensidade...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 32
A luz gerada por uma lâmpada incandescente resulta do aumento de temperatura produzido em um filamento metálico pela passagem de uma corrente elétrica. Se V é a diferença de potencial elétrico sobre o filamento, i é a corrente que circula nesse filamento, durante um intervalo de tempo t , e R é a resistência do filamento, a energia dissipada na lâmpada é calculada pela equação: a) Vi. b) V²/R. c) Ri². d) Vit. e) V²/Rt.