UNESP (julho) 2009 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Mecanismos de Defesa
Pesquisadores da Universidade de Minnesota identificaram em macacas uma substância capaz de evitar o contágio por via sexual de um vírus similar ao HIV. Eles acompanharam atentamente os primeiros dias depois do contágio e descreveram como uma infecção localizada no útero progride até espalhar-se para o organismo. Nas primeiras horas, apenas um pequeno grupo de células do aparelho reprodutor é invadido pelo vírus. O tecido prejudicado inflama e o sistema imunológico recruta células de defesa para debelar a infecção incipiente. A reação, no entanto, beneficia o vírus, que procurava justamente células de defesa para infectar e, assim, se espalhar pelo organismo.
Testaram, então, um gel com monolaurato de glicerol, aplicado na vagina de cinco macacas. Depois, simularam o contágio por via sexual inoculando até quatro doses de soluções ricas em vírus. O gel diminuiu a produção de proteínas responsáveis pelo processo inflamatório no corpo. Nenhuma fêmea desenvolveu a doença. Para controle do teste, realizaram o mesmo procedimento em cinco macacas que não usaram o gel: quatro contraíram a infecção.
“O trabalho mostra que você não precisa atacar diretamente o vírus para impedir que ele infecte as células”, explica o infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo. “Você pode atuar no processo inflamatório que beneficia o vírus.”
(O Estado de S.Paulo, 04.03.2009. Adaptado)
No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque
a) diminuiu a produção de histamina, que participa de reações de hipersensibilidade, diminuindo o recrutamento de células T CD8.
b) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células
T CD8. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
c) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células T CD4. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
d) diminuiu a produção de histamina, que estimula a elevação da temperatura, diminuindo o recrutamento de células T CD4.
e) diminuiu a produção de anticorpos. Com isso, as células de defesa não são recrutadas, diminuindo o risco de infecção.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2014 – Questão 32
A comparação que o texto estabelece entre Roma e Esparta é pertinente, uma vez que foi comum às duas cidades ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene "A", letal em homozigose. Seu alelo recessivo "a" condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente: a) 1/2 e 1/2 b) 1/4 e 3/4 c) 2/3 e 1/3 d) 3/4 e ¼ e)1/4 e 2/4
UEL 2011 – Questão 27
Para o desempenho das práticas desportivas, o equilíbrio é fundamental. Os órgãos de equilíbrio detectam a posição do corpo e permitem perceber se estamos de cabeça para cima ou para baixo e a velocidade em que estamos nos deslocando. A...
Base dudow 2000 – Questão 41
A ectoderme da nêurula é responsável pela formação de: a) notocorda, que será depois substituída pela coluna vertebral. b) encéfalo e medula raquiana, através do tubo neural. c) todo o tubo digestivo, a partir do arquêntero. d) celoma, que será delimitado pela somatopleura e esplancnopleura. e) mesênquima, que originará os tecidos conjuntivos e musculares.
FUVEST 2017 – Questão 49
Nos heredogramas apresentados nas alternativas, ocorrem pessoas que têm alterações na formação do esmalte dos dentes Os heredogramas em que as alterações do esmalte dos dentes têm herança ligada ao cromossomo X, dominante e recessiva, estão representados, respectivamente, em a) b) c) d) e)