UNESP (julho) 2009 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Mecanismos de Defesa
Pesquisadores da Universidade de Minnesota identificaram em macacas uma substância capaz de evitar o contágio por via sexual de um vírus similar ao HIV. Eles acompanharam atentamente os primeiros dias depois do contágio e descreveram como uma infecção localizada no útero progride até espalhar-se para o organismo. Nas primeiras horas, apenas um pequeno grupo de células do aparelho reprodutor é invadido pelo vírus. O tecido prejudicado inflama e o sistema imunológico recruta células de defesa para debelar a infecção incipiente. A reação, no entanto, beneficia o vírus, que procurava justamente células de defesa para infectar e, assim, se espalhar pelo organismo.
Testaram, então, um gel com monolaurato de glicerol, aplicado na vagina de cinco macacas. Depois, simularam o contágio por via sexual inoculando até quatro doses de soluções ricas em vírus. O gel diminuiu a produção de proteínas responsáveis pelo processo inflamatório no corpo. Nenhuma fêmea desenvolveu a doença. Para controle do teste, realizaram o mesmo procedimento em cinco macacas que não usaram o gel: quatro contraíram a infecção.
“O trabalho mostra que você não precisa atacar diretamente o vírus para impedir que ele infecte as células”, explica o infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo. “Você pode atuar no processo inflamatório que beneficia o vírus.”
(O Estado de S.Paulo, 04.03.2009. Adaptado)
No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque
a) diminuiu a produção de histamina, que participa de reações de hipersensibilidade, diminuindo o recrutamento de células T CD8.
b) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células
T CD8. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
c) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células T CD4. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
d) diminuiu a produção de histamina, que estimula a elevação da temperatura, diminuindo o recrutamento de células T CD4.
e) diminuiu a produção de anticorpos. Com isso, as células de defesa não são recrutadas, diminuindo o risco de infecção.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 77
"Now, just when New Yorkers are in the midst of a spiritual flogging – upstaged by Obama´s Washington, humbled by Wall Street´s collapse, perplexed by real estate prices... " As palavras "upstaged", "humbled" e "perplexed" referem-se a a) real estate prices. b) spiritual flogging. c) Obama. d) Wall Street. e) New Yorkers.
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 20
Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que: ...
UEL 2009 – Questão 35
Com relação ao preparo e ao consumo de carne de porco, considere as afirmativas. ...
Base dudow 2000 – Questão 30
Na aula em que se discutia o assunto relações interespecíficas, a professora apresentou aos alunos, em DVD, as cenas iniciais do filme "Procurando Nemo" (Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, 2003). Nessas cenas, um casal de...
UNESP (julho) 2005 – Questão 61
Os cristais azuis de sulfato de cobre (II) penta hidratados a 150°C perdem água formando o composto anidro de cor branca. Quando se adiciona água ao produto anidro, este regenera a cor azul. As fórmulas moleculares dos dois compostos de cobre (II) citados são, respectivamente: a) CuSO4 · 5 H2O; CuSO4 · 4 H2O. b) CuSO4 · 5H2O; CuSO4. c) CuSO4 · 5H2O; CuS. d) CuSO4; CuSO4 · 3 H2O. e) CuS · 5 H2O; CuS.