UNESP (julho) 2009 – Questão 13

Ciências da Natureza / Biologia / Ciclos Biogeoquímicos / Ciclo do Nitrogênio
O gráfico representa a evolução da disponibilidade de sais nitrogenados no solo em uma determinada propriedade agrícola ao longo do tempo.
 

Após observação do gráfico, um estudante lançou as seguintes hipóteses sobre o que pode ter acontecido nos períodos I, II e III:
I. Nesse período, foram cultivados arroz, milho ou cana, que são vegetais que não apresentam bactérias fixadoras de N2 associadas às suas raízes.
II. Nessa fase, a ausência das bactérias fixadoras associadas às raízes de leguminosas fez com que as plantas ficassem sem uma fonte de nitrogênio.
III.A recuperação do nitrogênio no solo foi possível graças à rotação de culturas, com a plantação de espécies de leguminosas.
 
Está correto o contido em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 72
Os seres vivos produzem uma série de substâncias que são utilizadas na síntese de outras, com função biológica bem definida. Assim, no estudo das reações complexas que ocorrem em um organismo vivo, normalmente é necessário conhecer a...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 21
Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 25
A laranja-baía surgiu de uma mutação cromossômica e é uma espécie triplóide. Em consequência da triploidia, apresenta algumas características próprias. Sobre elas, foram feitas as seguintes afirmações: I. A laranja-baía tem meiose anormal. II. Plantas de laranja-baía possuem pouca variabilidade genética. III. Todas as plantas de laranja-baía são clones. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.
UNESP (julho) 2011 – Questão 83
A figura 1 mostra um quadro de Georges Seurat, grande expressão do pontilhismo. ...
UERJ 2015 – Questão 32
As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: a) sofrer hidrólise. b) ser compactado. c) produzir energia. d) solubilizar-se em água.