UNESP (julho) 2008 – Questão 55

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / As Bandeiras
Observe a tabela a seguir.
 
PROPRIETÁRIOS E ÍNDIOS, REGIÃO DE SÃO PAULO, 1600-1729, SEGUNDO OS INVENTÁRIOS DE BENS
(John Manuel Monteiro, Negros da terra.)
 
Os dados da tabela permitem concluir que
a) com o início do tráfico negreiro em meados do século XVI, não houve mais práticas de escravidão contra as populações indígenas.
b) a economia paulista, pautada pela pequena propriedade rural, raramente utilizou-se da mão-deobra compulsória, fosse dos índios ou dos africanos.
c) em São Paulo, ao contrário do resto da Colônia, a Igreja Católica concordava e patrocinava a escravização dos índios.
d) a efetiva escravização dos índios em São Paulo só ocorreu ao final do século XVIII, com as dificuldades do acesso à mão-de-obra africana.
e) apesar das restrições legais, a escravização dos índios continuou recorrente em São Paulo e teve o seu auge em meados do século XVII.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 76
O pronome it em Even those who regard ethanol as the holy grail of energy policy concede that there is a right way and a wrong way to produce it refere-se a a) cálice sagrado. b) etanol. c) política de energia. d) maneira. e) certo e errado.
Base dudow 2000 – Questão 68
Nosso Século – Volume I. São Paulo: Abril Cultural, 1985. ...
Base dudow 2000 – Questão 5
"Ouro, Grandeza e Glória” ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 52
(...) Para [certos autores] (...), a reunião dos trabalhadores na fábrica não se deveu a nenhum avanço das técnicas de produção. Pelo contrário, o que estava em jogo era justamente um alargamento do controle e do poder do capitalista sobre o...
UNESP (julho) 2005 – Questão 51
Dia-a-dia os traficantes estão raptando nosso povo – crianças deste país, filhos de nobres e vassalos, até mesmo pessoas de nossa própria família. (...) Essa forma de corrupção e vício está tão difundida que nossa terra acha-se...