UNESP (julho) 2008 – Questão 55

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / As Bandeiras
Observe a tabela a seguir.
 
PROPRIETÁRIOS E ÍNDIOS, REGIÃO DE SÃO PAULO, 1600-1729, SEGUNDO OS INVENTÁRIOS DE BENS
(John Manuel Monteiro, Negros da terra.)
 
Os dados da tabela permitem concluir que
a) com o início do tráfico negreiro em meados do século XVI, não houve mais práticas de escravidão contra as populações indígenas.
b) a economia paulista, pautada pela pequena propriedade rural, raramente utilizou-se da mão-deobra compulsória, fosse dos índios ou dos africanos.
c) em São Paulo, ao contrário do resto da Colônia, a Igreja Católica concordava e patrocinava a escravização dos índios.
d) a efetiva escravização dos índios em São Paulo só ocorreu ao final do século XVIII, com as dificuldades do acesso à mão-de-obra africana.
e) apesar das restrições legais, a escravização dos índios continuou recorrente em São Paulo e teve o seu auge em meados do século XVII.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 60
(Debret. As Engrenagens) ...
ENEM 2001 – Questão 37
Comparando as ideias de Hobbes (texto I) com a tendência citada no texto II, pode-se afirmar que ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 19
Art. 92. São excluídos de votar nas Assembleias Paroquiais: ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 40
Em uma aula sobre o princípio de Arquimedes, um professor colocou um objeto em forma de ovo para flutuar na água em três posições distintas, tomando o cuidado de garantir que o objeto se mantivesse nas posições de equilíbrio que aparecem na...
UNESP (julho) 2007 – Questão 53
No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “à medida que o tempo...