UNESP (julho) 2008 – Questão 52

Ciências Humanas / História / A Europa Medieval / Formação das Monarquias Nacionais
A revolução inglesa de 1640 (...) destruiu o antigo aparelho de Estado, impondo limites ao poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento (...) Eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscando-lhe as propriedades e transformando o próprio conceito de propriedade individual e absoluta (...) O poder mudou de mãos... agora passava aos domínios da pequena nobreza rural, a gentry, identificada com a burguesia mercantil.
(José Jobson de Andrade Arruda, A revolução inglesa.)
 
Segundo o texto, a revolução inglesa:
a) reforçou o antigo aparelho de Estado e manteve intacta a propriedade real identificada com os privilégios da nobreza.
b) submeteu o rei ao poder do parlamento, composto pela gentry e pela burguesia, cujos interesses privilegiavam a propriedade real.
c) destruiu o antigo aparelho de Estado e transferiu a propriedade real para as mãos do Parlamento, isto é, para a alta aristocracia.
d) limitou o poder do Parlamento, que agora passa a ser exercido também pelo rei, cujo interesse maior é privilegiar a gentry e a burguesia.
e) transformou a propriedade real em propriedade privada e legitimou o poder do Parlamento, representante da gentry e da burguesia.
 
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 24
As condições geográficas da fenícia, região mediterrânea, determinaram a dupla vocação dos fenícios de: a) Comerciantes e industriais b) Mercadores e navegantes c) Agricultores e comerciantes d) Mercadores e agricultores e) Comerciantes e artesãos
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 70
Antônio Vieira enfrentou a Inquisição portuguesa, de olho no apoio que os judeus portugueses podiam oferecer à causa da Restauração. Mas a Companhia de Jesus e a Inquisição portuguesa nunca foram muito amigas. Basta lembrar a estratégia...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 67
As atividades das Bandeiras, durante a colonização do Brasil, incluíam a) impedir a escravidão negra e indígena. b) garantir o abastecimento do interior. c) perseguir escravos foragidos. d) catequizar os povos nativos. e) cultivar algodão, cana-de-açúcar e café.
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 61
“Podemos dizer que antes as coisas do Mediterrâneo eram dispersas... mas como resultado das conquistas romanas é como se a história passasse a ter uma unidade orgânica, pois, as coisas da Itália e da África passaram a ser entretecidas com as...
Base dudow 2000 – Questão 29
Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990). Todas elas: ...