UNESP (julho) 2007 – Questão 13

Ciências da Natureza / Biologia / Ciclos Biogeoquímicos / Ciclo da Água
O aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo. (...) Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 km3/ano, sendo que desta, 40 km3/ano constituem o potencial explorável sem riscos para o sistema aquífero. Sua área de recarga (...) é a mais vulnerável e deve ser objeto de programas de planejamento e gestão ambiental permanentes para se evitar a contaminação da água subterrânea e sobrexplotação do aquífero.
(www.ambiente.sp.gov.br)

Sobre o aquífero e o ciclo da água, pode-se dizer que:
a) a água acumulada no aquífero Guarani, se não extraída pelo homem, permanece indisponível para a realização do ciclo da água.
b) sendo reabastecido continuamente com água da chuva, o aquífero Guarani é uma fonte inesgotável de água, sendo desnecessário o controle de sua exploração.
c) quando a água do aquífero Guarani é utilizada para irrigação da lavoura, passa a compor o ciclo longo da água.
d) as águas do aquífero Guarani são de excelente qualidade para o consumo doméstico, pois esse depósito é abastecido por rios ainda não poluídos.
e) assim como o petróleo, as águas do aquífero Guarani constituem um recurso subterrâneo não renovável.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 77
Observe a tirinha. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 84
O marcador textual though, em itálico no segundo parágrafo do texto, introduz uma ideia de a) contraste, pois apresenta a parte negativa da técnica. b) adição, pois apresenta mais vantagens da nova técnica. c) reformulação, pois apresenta informações adicionais. d) hipótese, pois apresenta possíveis desvantagens da técnica. e) finalidade, pois apresenta os objetivos da técnica.
UNESP (julho) 2007 – Questão 68
Uma das formas de contaminação do solo que preocupa as autoridades ambientalistas se dá por meio do descarte de substâncias contendo metais pesados, como os comumente encontrados em pilhas e baterias. Uma vez presente no solo, a substância pode...
UNESP (julho) 2009 – Questão 16
Considere os tipos celulares listados. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 22
As expressões kicked the bucket e went to the sky, relacionadas a uma das personagens do penúltimo quadrinho da história, significam que a personagem a) chutou o balde a caminho do céu. b) chutou o balde ao mentir a respeito do gato. c) morreu e foi para o céu. d) não mentiu e mudou sua atitude antes de morrer. e) não foi para o céu, foi uma mentira do gato.