UNESP (julho) 2006 – Questão 60

Ciências Humanas / História / O Regime Militar / João Figueiredo (1979 - 1985)
Era a manhã ensolarada do dia 1º de maio de 1980, e as pessoas que haviam chegado ao centro de São Bernardo para a comemoração da data se depararam com a cidade ocupada por 8 mil policiais armados, com ordem de impedir qualquer concentração. (...) Pela manhã, enquanto um helicóptero sobrevoava os locais previstos para as manifestações, carros de assalto e brucutus exibiam a disposição repressiva das forças da ordem. É que aquele Dia do Trabalhador ocorria quando uma greve dos metalúrgicos da região alcançava já um mês de duração e levava o chefe do Serviço Nacional de Informação a prometer que “dobraria” a “república de São Bernardo”. O que poderia ter permanecido um dissídio salarial tornara-se um enfrentamento político que polarizava a sociedade.
(Eder Sader, Quando novos personagens entram em cena.)

Sobre o sindicalismo desenvolvido no ABC paulista, na época tratada no texto, é correto afirmar que

a) mostrou-se herdeiro direto do sindicalismo organizado desde os anos 1930, pois defendia a conciliação entre capital e trabalho.
b) ficou conhecido como o “sindicalismo de resultados”, por se comportar de forma pragmática na defesa dos interesses dos trabalhadores.
c) nasceu com o apoio dos governos militares, pois a esses interessava que a CLT fosse extinta ou fortemente reformada.
d) fez o movimento operário voltar à cena política, além de contribuir para a luta contra o regime autoritário.
e) defendeu a estrutura sindical do Ministério do Trabalho, e as suas principais lideranças eram conhecidas como “pelegos”.
Esta questão recebeu 11 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 46
O índice de refração absoluto de um determinado material é encontrado fazendo uma relação entre a velocidade da luz no vácuo e no material. Considerando o índice de refração da água como sendo, aproximadamente, 1,3 e a velocidade da luz no vácuo como sendo 3,0.108 m/s, a melhor estimativa para a velocidade da luz na água é a) 0,4.108 m/s. b) 0,9.108 m/s. c) 2,3.108 m/s. d) 3,0.108 m/s. e) 3,9.108 m/s.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 76
Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 89
Já em 1901, um dos primeiros levantamentos sobre a situação da indústria no estado de São Paulo constata que as mulheres representavam cerca de 49,95% do operariado têxtil, enquanto que as crianças respondiam por 22,79%. Em outras palavras,...
UNESP (julho) 2005 – Questão 45
Uma das características que diferem ondas transversais de ondas longitudinais é que apenas as ondas transversais podem ser a) polarizadas. b) espalhadas. c) refletidas. d) refratadas. e) difratadas.
ENEM 2008 – Questão 61
0 ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que...