UNESP (julho) 2006 – Questão 59

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
(Álbum do DIP. Apud Sonia de Deus Rodrigues Bercito, Nos tempos de Getúlio.)

O grosso das manifestações de fidelidade ao Estado Novo repousava (...) nos estivadores e nos operários das fábricas de tecidos de Bangu. Os estivadores porque (...) estavam sujeitos a um rígido controle policial e ministerial. As carteiras profissionais eram apreendidas até a terminação da parada e só podiam trabalhar no dia seguinte se tivessem passado pelo visto de comparecimento. Quanto aos operários de Bangu, todos conheciam o íntimo grau de relações entre seus patrões e o Estado Novo. Havia livro de ponto e punição aos faltosos. Um verdadeiro comboio de caminhões se encarregava de trazê-los e levá-los depois da “[manifestação] trabalhista espontânea” (...)
 
(Afonso Henriques, Ascensão e queda de Getúlio Vargas. Apud Nosso Século (1930-1945). Adaptado.)

Acerca da imagem e do texto, é possível perceber, respectivamente, durante o Estado Novo:

a) o isolamento do ditador das massas populares; a determinação política dos trabalhadores mais politizados em apoiar o regime autoritário.
b) que a propaganda oficial exaltava valores da liberdade; que apenas os trabalhadores com carteira profissional participavam das manifestações públicas.
c) que havia importante respeito às diversidades regionais; que as manifestações de apoio ao Estado Novo só contavam com o apoio de trabalhadores com baixa qualificação.
d) a defesa da formação militarizada da juventude; que apenas os sindicatos presentes nos atos políticos do Estado Novo podiam ter representação nas casas legislativas.
e) o reforço da imagem paternal do presidente Vargas; que parcela das manifestações com a presença popular não representava a ação espontânea dos trabalhadores.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 57
Ao final de um período de apenas dois séculos, o crescimento da população teria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos. Dessa forma, a partir de determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes...
UNESP (julho) 2011 – Questão 43
Capacitação financeira das 500 principais empresas multinacionais, 2008 ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 59
No primeiro semestre do ano de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte judicial brasileira, prolatou decisão referente ao polêmico caso envolvendo a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, onde habitam...
Base dudow 2000 – Questão 60
Dentre os fatores que diferenciam a Região Sul das demais regiões brasileiras destaca-se: a) A monocultura da cana-de-açúcar. b) Predomínio de população branca de origem europeia. c) O clima quente e úmido do tipo equatorial. d) Os prolongados períodos de seca. e) O predomínio das atividades extrativas vegetais.
FUVEST 2008 – Questão 71
Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos no Brasil e no mundo dizem-se defensores dos padrões democráticos e valores republicanos. Na Antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense como na República Romana, quando predominaram a) a liberdade e o individualismo. b) o debate e o bem público. c) a demagogia e o populismo. d) o consenso e o respeito à privacidade. e) a tolerância religiosa e o direito civil.