UNESP (julho) 2006 – Questão 20

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Adaptação no contexto da Evolução
Algumas espécies de aves e de mamíferos de climas temperados trocam a plumagem ou a pelagem de acordo com as estações do ano (variações sazonais). No verão, possuem cores escuras, que os confundem com a vegetação e, no inverno, tornam-se claros, ficando pouco visíveis sobre a neve. Essa alternância de fenótipos pode ser atribuída a:
a) mutações cíclicas que alteram o fenótipo dos indivíduos, tornando-os mais adaptados ao ambiente.
b) uso e desuso de órgãos e estruturas, que se alteram geneticamente e são transmitidos à próxima geração.
c) maior freqüência de indivíduos claros durante o inverno, uma vez que os indivíduos escuros são mais facilmente predados e diminuem em quantidade.
d) aclimatação fisiológica dos organismos a diferentes condições ambientais.
e) recombinação do material genético da geração de inverno, originando os genótipos para coloração escura nos indivíduos da geração de verão.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 27
Em períodos de jejum, após se esgotarem as reservas de carboidratos, a glicose circulante a ser utilizada pelo cérebro deverá originar-se, por gliconeogênese, da seguinte fonte de carbono: a) riboses b) esteroides c) aminoácidos d) ácidos graxos
UNESP 2010 – Questão 67
Observe os quadrinhos. ...
UNESP 2008 – Questão 19
Observe as figuras. ...
Base dudow 2000 – Questão 44
O ciclo celular é interrompido entre as fases G1/S e G2/mitose, e proteínas especiais controlam a evolução do ciclo celular das novas células. Entre S/G‚ algumas proteínas checam possíveis falhas e erros na linha de produção, decidem se o...
UERJ 2015 – Questão 32
As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: a) sofrer hidrólise. b) ser compactado. c) produzir energia. d) solubilizar-se em água.