UNESP (julho) 2005 – Questão 30

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / O Mapa da Desigualdade
O fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS puseram fim ao mundo bipolar e à antiga classificação dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O Segundo Mundo reunia os antigos países socialistas. Hoje, a nova ordem mundial, representada na figura, divide as nações em pobres e ricas, ou subdesenvolvidas e desenvolvidas.
 
José William Vesentini, 1992 (adaptado)
 
Assinale a alternativa que melhor descreve a nova ordem mundial.
a) Os países emergentes, também chamados de subdesenvolvidos industrializados ou em industrialização, atraem os investimentos das empresas transnacionais porque apresentam as vantagens de um mercado consumidor em expansão, dos inúmeros incentivos fiscais que oferecem e da estabilidade político-econômica.
b) Os antigos países socialistas, agora ditos países de economia “em transição”, atraem grandes investimentos e estão adaptando-se à economia de mercado, inclusive Coréia do Norte e Vietnã.
c) A multipolaridade modificou a distribuição da riqueza. Isso porque, hoje, os pólos econômicos possuem modernas estratégias para alcançar novos mercados. Dessa maneira, embora os países ricos permaneçam ricos, os que pertenciam ao Terceiro Mundo veem a pobreza diminuir.
d) O conflito Norte-Sul antagoniza, de um lado, tecnologia, alto nível de vida e riqueza, e de outro lado, exclusão dos novos meios técnico-científicos, baixo nível de vida e pobreza.
e) A maioria dos países latino-americanos, asiáticos e africanos subdesenvolvidos do Sul desperta o interesse econômico dos desenvolvidos do Norte, pois representam novos mercados consumidores e de investimento de capital especulativo, inclusive os da África Subsaariana, que passam por turbulências tribais, seca, fome e AIDS.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2008 – Questão 69
As armas e os barões assinalados ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 73
Já se passaram 23 anos do acidente de Goiânia, quando em 1987, em um ferro-velho, ocorreu a abertura de uma cápsula contendo o material radioativo Cs-137, que apresenta meia-vida de 30 anos. Sabendo que, à época o acidente, havia 19,2g de Cs-137 na cápsula, o tempo, em anos, que resta para que a massa desse elemento seja reduzida a 2,4g é igual a: a) 67. b) 77. c) 80. d) 90. e) 97.
UNESP (julho) 2006 – Questão 23
Dentre os experimentos que o astronauta brasileiro Marcos Pontes desenvolveu na Estação Espacial Internacional (ISS), um deles foi idealizado por alunos de escolas de São José dos Campos (SP): sementes de feijão foram colocadas para germinar sob...
UNESP (julho) 2009 – Questão 48
No vácuo, duas partículas, 1 e 2, de cargas respectivamente iguais a Q1 e Q2, estão fixas e separadas por uma distância de 0,50 m, como indica o esquema. Uma terceira partícula, de carga Q3, é colocada entre as partículas 1 e 2, na mesma reta....
UNESP (julho) 2005 – Questão 12
Seja o número complexo z = 10 + 10i, no qual i = -1. A forma trigonométrica que representa este número é a) 10cosπ2+isenπ2 b) 10cosπ4+isenπ4 c) 1010cosπ6+isenπ6 d) 102cosπ2+isenπ2 e) 102cosπ4+isenπ4