UNCISAL I 2019 – Questão 35

Ciências da Natureza / Biologia
Durante a produção de bioquerosene para aviação a partir do hidroprocessamento de óleos vegetais, as moléculas de triglicerídios são primeiramente hidrolisadas para formar ácidos carboxílicos, que, na sequência, dão origem aos alcanos correspondentes. Uma das possíveis rotas para a conversão é apresentada a seguir.
 
triglicerídios → ácidos carboxílicos → aldeídos → álcoois→ alcanos

Os compostos intermediários da reação podem ser identificados por cromatografia gasosa (CG). Nessa técnica, a mistura passa através de uma coluna que contém uma fase estacionária com a qual cada componente interage de maneira particular: quanto maior a interação, mais tempo o composto leva para eluir através da coluna. Esse tempo é denominado tempo de eluição. De maneira geral, na CG, o tempo de eluição é mais elevado quanto maior é o ponto de ebulição do composto.
Ao deixar a coluna, os componentes da mistura são identificados e quantificados, gerando-se um cromatograma, que consiste em um gráfico de intensidade da quantificação para cada componente em função do tempo de retenção; dessa forma, cada pico no cromatograma corresponde à eluição de um dado componente.
Qual seria o cromatograma obtido por CG para a mistura formada por ácido carboxílico, aldeído, álcool e alcano, todos com o mesmo número de átomos de carbono?
a)

b)

c)

d)

e)

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2016 – Questão 67
As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comunidades não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossíntese e respiração)...
UNCISAL - Espanhol 2019 – Questão 5
La importancia de aprender una segunda lengua ...
UEL 2018 – Questão 57
Analise o gráfico a seguir. ...
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 42
Leia o texto a seguir, escrito por Jöns Jacob Berzelius em 1828. ...
PUC -SP 2019 – Questão 29
Amniotas são animais que se caracterizam por se desenvolverem a partir de ovos amnióticos. Assinale a alternativa que apresente corretamente um animal amniota e uma membrana especializada encontrada nesses ovos. a) b) c) d)