UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 5

Linguagens / Português / Planejamento e Estrutura do Texto / Introdução
Desafios da memória
Amanda Nogueira
Em geral, lembrar – seja um compromisso, o rosto de um conhecido, o que o professor1 ensinou na aula anterior ou a data de aniversário de um amigo – é muito útil2. Não por acaso as pessoas3 se sentem tão ameaçadas quando percebem que a memória começa a lhes4 pregar peças. O desgaste da capacidade de reter e acessar informações (principalmente5 as mais recentes) surge6 à medida que o tempo passa, mas pode ser agravada por fatores7 como noites maldormidas8, alimentação9 inadequada10, falta de concentração e acomodação ao cotidiano. A boa notícia11 é que12 algumas atitudes13 que podem ser incorporadas à rotina ajudam a melhorar o desempenho nessa área. Mas é preciso esforço. Como ocorre com a maioria de nossas14 habilidades15, quanto mais as16 exercitamos17 mais elas se desenvolvem. Isso vale para os treinos da musculatura, idiomas ou aprendizado de algum instrumento musical. No caso da memória, em especial, é importante desafiar-se a buscar novos aprendizados. Se você18 trabalha em um escritório, uma boa pedida pode ser aulas de dança (ainda que essa atividade lhe19 pareça distante de seu20 universo). Se for um dançarino avesso à informática, pode aprender a lidar com computador; se trabalhar com vendas, o exercício de jogar xadrez será um desafio. Ou seja, ofereça a seu21 cérebro22 a possibilidade de se surpreender – e até errar, por que não?23 A novidade24 estimula os circuitos neurais.
Outra providência25 importante para quem quer exercitar a memória é aprender a relaxar. Para a maioria das pessoas é impossível26 focar a atenção em algo se elas estiverem sob tensão. Um hábito simples, que ajuda a direcionar a concentração para o que queremos, é o famoso "contar até 10": basta prender a respiração27 por dez segundos e soltá-la28 lentamente29. Também vale lembrar que é contraproducente30 tentar guardar todos os fatos que acontecem, o melhor é focalizar a atenção e se concentrar naquilo que parece de fato importante, procurando afastar os demais pensamentos.
www.mentecerebro.com.br
As informações do texto estão organizadas em partes introduzidas por determinadas marcas linguísticas. Associe as partes indicadas com suas respectivas marcas linguísticas.
(1) Avaliação       
(2) Problema                    
(3) Causa              
(4) Exemplo
(5) Solução
 
(   ) "como noites maldormidas" (ref.8).
(   ) "é muito útil" (ref.2).
(   ) "fatores" (ref.7).
( ) "O desgaste da capacidade de reter e acessar informações [...] surge" (ref.6).
(   ) "A boa notícia" (ref.11).
(   ) "Outra providência" (ref.25).
 
A sequência correta é
a) 4 - 1 - 3 - 2 - 1 - 5.
b) 2 - 1 - 4 - 1 - 5 - 3.
c) 4 - 5 - 3 - 2 - 5 - 4.
d) 3 - 1 - 2 - 1 - 1 - 5.
e) 4 - 5 - 3 - 2 - 1 - 4.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 29
Relacione o trecho extraído de "Poética", de Manuel Bandeira, com as afirmações a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Grande poeta árcade português que, utilizando-se do pseudônimo Elmano Sadino e inspirado nas obras de Camões, destacou-se pela sua poesia satírica (que às vezes feria o pudor) e lírica (amorosa e do sofrimento): a) Manuel Maria Barbosa du Bocage. b) Antônio Dinis da Cruz e Silva. c) Cláudio Manuel da Costa. d) Tomás Antônio Gonzaga. e) Alvarenga Peixoto.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 116
Esses chopes dourados ...
Base dudow 2000 – Questão 43
Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado comum período literário cujas características são: a) Mitologia pagã e busca da natureza b) Simbologia matemática e musical. c) Análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo. d) Exaltação da natureza, da pátria e do índio. e) Misticismo, amor e morte.
Base dudow 2000 – Questão 37
O Romantismo português passa por três gerações. Em todas elas há: a) Poesia, contos e teatro. b) Poesia, romance e teatro. c) Poesia, crônicas e romances. d) Poesia, contos e crônicas. e) Poesia, teatro e contos.