UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 3

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
A análise psicológica das personagens frente a precariedade da condição humana se constitui em importante foco da obra machadiana. Observe o trecho a seguir, extraído do conto "Um homem célebre".
 
Começou a obra; empregou tudo, arrojo, paciência, meditação, e até os caprichos do acaso, como fizera outrora, imitando Mozart. Releu e estudou o Requiem desse autor. Passaram-se semanas e meses. A obra, célebre a princípio, afrouxou o andar. Pestana tinha altos e baixos. Ora achava-a incompleta, não lhe se sentia a alma sacra, nem ideia, nem inspiração, nem método; ora elevava-se-lhe o coração e trabalhava com vigor. Oito meses, nove, dez, onze, e o Requiem não estava concluído. Redobrou de esforços; esqueceu lições e amizades. Tinha refeito muitas vezes a obra; mas agora queria concluí-la, fosse como fosse. Quinze dias, oito, cinco... A aurora do aniversário veio achá-lo trabalhando.
Contentou-se da missa rezada e simples, para ele só. Não se pode dizer se todas as lágrimas que lhe vieram sorrateiramente aos olhos foram do marido, ou se algumas eram do compositor. Certo é que nunca mais tornou ao Requiem.
 
É pertinente afirmar que:
I. a fama de Pestana, em seu intimo, é ilícita, pois ele ansiava pela composição de uma obra de arte musical, não de simples polcas que, mesmo tornando-se sucessos, não eram criações complexas como as dos compositores a que ele adorava.
II. uma das temáticas recorrentes na obra machadiana é a base desse conto: o ideal de perfeição, articulado ao impasse íntimo decorrente da oposição entre essência e aparência, que também está presente no conto “O espelho”.
III. a busca da perfeição, nesse conto, explicita-se tanto no intento e afinco com que Pestana se dedica ao Requiem, como nas lágrimas derramadas na missa da falecida esposa.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e III
e) I, II e III

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 30
Disponível em: www.bhaz.com.br. Acesso em: 14 jun. 2018. ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 20
Texto I ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 2
Considere a charge e as afirmações. ...
FUVEST 2006 – Questão 19
O que Pedro Nava afirma no final do texto ajuda a compreender o título do livro Esquecer para lembrar, de Carlos Drummond de Andrade, título que contém ...
FUVEST 2012 – Questão 43
Os costumes a que adere Jerônimo em sua transformação, relatada no excerto, têm como referência, na época em que se passa a história, o modo de vida: ...