UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 3

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
A análise psicológica das personagens frente a precariedade da condição humana se constitui em importante foco da obra machadiana. Observe o trecho a seguir, extraído do conto "Um homem célebre".
 
Começou a obra; empregou tudo, arrojo, paciência, meditação, e até os caprichos do acaso, como fizera outrora, imitando Mozart. Releu e estudou o Requiem desse autor. Passaram-se semanas e meses. A obra, célebre a princípio, afrouxou o andar. Pestana tinha altos e baixos. Ora achava-a incompleta, não lhe se sentia a alma sacra, nem ideia, nem inspiração, nem método; ora elevava-se-lhe o coração e trabalhava com vigor. Oito meses, nove, dez, onze, e o Requiem não estava concluído. Redobrou de esforços; esqueceu lições e amizades. Tinha refeito muitas vezes a obra; mas agora queria concluí-la, fosse como fosse. Quinze dias, oito, cinco... A aurora do aniversário veio achá-lo trabalhando.
Contentou-se da missa rezada e simples, para ele só. Não se pode dizer se todas as lágrimas que lhe vieram sorrateiramente aos olhos foram do marido, ou se algumas eram do compositor. Certo é que nunca mais tornou ao Requiem.
 
É pertinente afirmar que:
I. a fama de Pestana, em seu intimo, é ilícita, pois ele ansiava pela composição de uma obra de arte musical, não de simples polcas que, mesmo tornando-se sucessos, não eram criações complexas como as dos compositores a que ele adorava.
II. uma das temáticas recorrentes na obra machadiana é a base desse conto: o ideal de perfeição, articulado ao impasse íntimo decorrente da oposição entre essência e aparência, que também está presente no conto “O espelho”.
III. a busca da perfeição, nesse conto, explicita-se tanto no intento e afinco com que Pestana se dedica ao Requiem, como nas lágrimas derramadas na missa da falecida esposa.

Está(ão) correta(s):
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e III
e) I, II e III

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 72
O texto em questão demonstra uma vertente da produção literária do final do século XIX. Ao mesmo tempo, a visão do homem como ser……… manifesta-se em outra ...
FUVEST 2011 – Questão 78
As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade são: a) “persistente” e “alteridade” b) “discriminados” e “hierarquização” c) “preconceituosos” e “cooperação” d) “subordinados” e “diversidade” e) “identidade” e “segregados”
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 29
Disponível em: www.sul21.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado). Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à a) indicação de diversos canais de atendimento. b) divulgação do Centro de Defesa da Mulher. c) informação sobre a duração da campanha. d) apresentação dos diversos apoiadores. e) utilização da imagem das três mulheres.
UNESP 2010 – Questão 18
No texto de Esslin, é empregada a expressão de origem latina mutatis mutandis, traduzida habitualmente por “mudando o que deve ser mudado”. Marque a alternativa que indica a frase ou as frases que também poderiam adequar-se ao fragmento de texto em lugar de mutatis mutandis. I. Respeitadas as diferenças. II. Resguardadas as particularidades. III. Observadas as devidas diferenças. a) I, II e III. b) I e III. c) II e III. d) I. e) II.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 33
De acordo com a norma padrão, o último verso assumiria a seguinte forma: a) Eu boto-lhe na cadeia. b) Boto-no na cadeia. c) Eu o boto na cadeia. d) Eu lhe boto na cadeia. e) Lhe boto na cadeia.