UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 5

Linguagens / Literatura / Língua e Funções - Literatura / Texto literário e não literário
Escritores, como Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto, com suas narrativas e poemas, são exemplos das formas pelas quais a literatura pode ser um importante meio de crítica social e política. Sob esse ponto de vista, a literatura não é menos ou mais importante do que as ciências, e sim diferente. Pensando nas diferenças entre a literatura e as ciências, em especial nas formas e usos de linguagem que ocorrem em ambas, coloque verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas.
( ) Na linguagem científica, é comum encontrarmos o uso de figuras de linguagem, como metáforas, metonímias, etc.
( ) A linguagem científica deve ser sempre passível de alguma forma de validação, verificação, confirmação ou corroboração.
( ) A literatura pode ser um meio de crítica social, pois seus enunciados também são passíveis de comprovação, como os das ciências.
( ) Os enunciados da ciência contêm usos informativos da linguagem.
A sequência correta é:
a) F - V - F - V
b) V - V - F - V
c) F - F - V - V
d) V - F - F - F
e) V - V - V - F

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 32
Pode-se afirmar que esse texto: a) não é literário, pois não é prosa nem poesia. b) é literário, pela linguagem coloquial e referencial. c) não é literário, pela presença de termos chulos, vulgares. d) é um misto de literário e não literário, próprio do texto contemporâneo. e) é literário, pelo trabalho estético e pelo efeito conotativo estabelecido.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 32
A criança e a lógica ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 10
Um homem do mundo me perguntou: ...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 11
De acordo com o primeiro parágrafo, podemos concluir que ...
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 130
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à ampliação do domínio de...