UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 16

Ciências da Natureza / Química / Introdução à Química Orgânica / Elementos Organógenos
Determinados organismos vivos, diante da necessidade de sobrevivência, proporcionam espetáculos característicos que envolvem percepção dos sentidos. Dentre esses espetáculos, encontra-se a bioluminescência, definida como emissão luminosa decorrente de reações catalisadas por enzimas. A química envolvida na bioluminescência é complexa e ainda pouco compreendida. Em geral, envolve oxigênio, um substrato reativo (luciferina) e uma enzima (luciferase).
Considerando a classificação da luciferase como enzima, quais das seguintes moléculas poderiam fazer parte da sua estrutura molecular?
a) Glicose e frutose.
b) Colesterol e ácido graxo.
c) Glicina e leucina.
d) Éter etílico e metanol.
e) Glicerina e clorofila.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 32
Em um experimento, são produzidos feixes de átomos de hidrogênio, de hélio, de prata e de chumbo. Estes átomos deslocam-se paralelamente com velocidades de mesma magnitude.Suas energias cinéticas valem, respectivamente, EH, EHe, EAg e EPb. A relação entre essas energias é dada por: a) EHe > EH > E Pb > EAg b) E Ag > EPb > EH > EHe c) EH > EHe > E Ag > EPb d) EPb > EAg > EHe > EH
UNESP 2016 – Questão 75
De acordo com o texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa molar, em g . mol–1, e o tipo de isomeria presente na luciferina do vagalume. a) 274,3 e óptica. b) 279,3 e óptica. c) 279,3 e geométrica. d) 274,3 e geométrica. e) 279,3 e tautomeria.
Base dudow 2000 – Questão 73
Em solução aquosa, íons cromato (CrO4)2-, de cor amarela, coexistem em equilíbrio com íons dicromato (Cr2O7)2-, de cor alaranjada, segundo a reação: 2(CrO4)2-(aq) + 2H+(aq) ↔ (Cr2O7)2-(aq) +H2O(l) A coloração alaranjada torna-se mais intensa quando se: a) adiciona OH-. b) diminui o pH. c) aumenta a pressão. d) acrescenta mais água. e) acrescenta um catalisador.
Base dudow 2000 – Questão 53
(Cesgranrio) Em relação às equações químicas a seguir, assinale a opção correta: ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 87
O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol....