UFSJ História 2012 – Questão 36

Ciências Humanas / História
“O tesouro da Igreja (de onde ela crê retirar para conceder as indulgências) não consiste nos méritos do Cristo e dos santos, pois estes operam constantemente, sem a intervenção do Papa, a graça no homem interior [...]. O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.”
“Aquele  que  dá  aos  pobres  ou  empresta  aos  necessitados  faz  melhor  que  se comprasse indulgências [...]. A menos que tenham riquezas supérfluas, os cristãos devem aplicar o que eles têm às necessidades de suas casas em vez de prodigalizá-las na compra de indulgências.”
Fonte: DELUMEAU, J. Naissance et affirmation de la Réforme.
Paris: PUF, 1965. p. 82.
As passagens acima foram escritas por
a) Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, no contexto em que a Igreja Católica defendia suas teses tradicionais e preparava uma série de medidas para combater a Reforma Protestante.
b) Maximilien Robespierre, líder jacobino na Revolução Francesa, no contexto em que os revolucionários redefiniam as relações entre Estado e Igreja no sentido de diminuir o peso político dessa última.
c) Martinho Lutero, um dos principais líderes da Reforma Protestante, no contexto em que os reformados começavam a atacar as práticas e concepções da Igreja Católica.
d)  Karl Marx,  líder  socialista  do  século XIX, no  contexto  em  que  o movimento 
operário  definia  sua  ideia  de  revolução  e  criticava  a  maneira  como  o pensamento liberal interpretava as relações sociais.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2019 – Questão 52
A origem operária do 8 de março ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 46
No império africano do Mali, no século XIV, Tombuctu foi centro de um comércio internacional onde tudo era negociado — sal, escravos, marfim etc. Havia também um grande comércio de livros de história, mediana, astronomia e matemática, além...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 77
Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar...
UNESP (julho) 2005 – Questão 53
A União Européia desistiu ontem dos planos de banir a insígnia nazista e outros símbolos que possam incitar ao ódio, mas concordou em reiniciar discussões sobre como harmonizar as leis anti-racismo na Europa. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 68
O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de...