UFSJ CG menos linguagens 2012 – Questão 32

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Processos Evolutivos
Os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos surgiram no planeta no mesmo período, no Siluriano (438 a 408 milhões de anos atrás), tendo ambos sido derivados de um mesmo grupo, os placodermes. Os peixes ósseos que teriam surgido na água doce trocavam os gases provavelmente pelas brânquias e também por uma bolsa ligada à faringe, o pulmão. No período Devoniano (400 milhões de anos atrás), os peixes ósseos  já  tinham  se  diversificado  em  duas  linhagens: os  actinopterígios  e  os sarcopterígios. Os peixes actinopterígios são os peixes mais comuns e apresentam as nadadeiras raiadas. Nesse grupo, a bolsa ligada à faringe foi modificada em bexiga natatória, auxiliando a  flutuação  dos  animais. Da linhagem dos sarcopterígios, peixes com as nadadeiras carnosas, é que possivelmente surgiu a linhagem  dos  tetrápodes  (anfíbios,  répteis,  aves  e  mamíferos).  Dentre  os sarcopterígios  atuais,  os  dipnoicos  ou  peixes  pulmonados,  como  a  piramboia, utilizam o pulmão para auxiliar no processo de troca gasosa.  

Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA em relação aos processos evolutivos dos peixes.
a) Como os tetrápodes surgiram da linhagem dos peixes  ósseos, esses peixes podem ser considerados mais evoluídos que os peixes cartilaginosos.
b)  O pulmão pode ser considerado mais derivado que a bexiga natatória, pois é o órgão responsável pelas trocas gasosas nos tetrápodes, animais que derivaram dos peixes. 
c)  Os peixes ósseos pulmonados são mais evoluídos que os peixes ósseos sem pulmão, já que o pulmão é uma estrutura de trocas gasosas mais evoluída que as brânquias. 
d)  Nos peixes, a bexiga natatória é uma estrutura mais derivada que o pulmão.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 123
Os estômatos constam de duas células epidérmicas modificadas, denominadas células-guarda, que mantêm um espaço entre si chamado ostíolo. A abertura ou fechamento do ostíolo depende da variação do turgor das células-guarda. ...
UERJ 2015 – Questão 32
As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: a) sofrer hidrólise. b) ser compactado. c) produzir energia. d) solubilizar-se em água.
Base dudow 2000 – Questão 6
Sobre as algas é incorreto afirmar:a) As algas diatomáceas, cianofíceas e clorofíceas são componentes do fitoplâncton.b) São vegetais unicelulares ou pluricelulares, a maioria com plastos em suas células.c) Podem viver no solo, em associações com outras plantas, na água doce ou na água salgada.d) As algas azuis apresentam o pigmento ficocianina, não possuindo, portanto, o pigmento clorofila.e) Nas diversas algas, os cloroplastos podem-se apresentar com formas diferentes.
Base dudow 2000 – Questão 61
Sobre a classificação dos seres vivos é correto afirmar que ...
FATEC 2012 – Questão 47
A toxoplasmose, parasitose causada pelo Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e...