UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 5

Ciências da Natureza / Química / Termoquímica / Entalpia (H)
A geração de energia elétrica por reatores nucleares vem enfrentando grande oposição por parte dos ambientalistas e da população em geral ao longo de várias décadas, em função dos acidentes ocorridos nas usinas nucleares e da necessidade de controle dos resíduos radioativos por um longo período de tempo. Recentemente, o agravamento da crise energética, aliado à poluição e ao efeito estufa resultantes do uso de combustíveis fósseis, e à redução dos resíduos produzidos nas usinas nucleares, têm levado até mesmo os críticos a rever suas posições.
O funcionamento da maioria dos reatores nucleares civis baseia-se no isótopo 235 do urânio, U92235. O urânio natural apresenta uma distribuição isotópica de aproximadamente 0,72% de 235U e 99,27% de 238U. Para sua utilização em reatores, o urânio deve ser enriquecido até atingir um teor de 3 a 4% em 235U. Um dos métodos utilizados nesse processo envolve a transformação do minério de urânio em U3O8 sólido (“yellow cake”), posteriormente convertido em UO2 sólido e, finalmente, em UF6 gasoso, segundo as reações representadas pelas equações:
 
UO2(s) + 4HF(g) → UF4(s) + 2H2O(g)       (reação 1)
UF4(s) + F2(g) → UF6(g)                          (reação2)
UO2(s) + 4HF(g) + F2(g) → UF6(g) + 2H2O(g) 
                                                    (reação global)
Considere a reação global de produção de UF6 a partir da reação entre UO2, HF e F2, e as informações adicionais sobre entalpias de formação fornecidas a seguir.
 
 
É correto afirmar que, a 25 °C, a reação de formação de UFa partir de UO2, conforme descrito pela equação da reação global, é …………………… kJ por mol de UFformado.
Assinale a alternativa com as informações que preenchem corretamente a lacuna da frase acima.
 
a) exotérmica, liberando 380
b) exotérmica, liberando 950
c) exotérmica, liberando 2110
d) endotérmica, absorvendo 2110
e) endotérmica, absorvendo 1080

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2015 – Questão 59
Um importante fator natural que contribui para a formação de óxidos de nitrogênio na atmosfera são os relâmpagos. Considere um espaço determinado da atmosfera em que haja 20% em massa de oxigênio e 80% de nitrogênio, e que numa tempestade...
FAMERP 2015 – Questão 54
Uma das substâncias da tabela é muito utilizada como meio de contraste em exames radiológicos, pois funciona como um marcador tecidual que permite verificar a integridade da mucosa de todo o trato gastrointestinal, delineando cada segmento. Uma...
Base dudow 2000 – Questão 5
Considere as seguintes configurações fundamentais do último nível de energia ( nível de valência) dos átomos neutros X e Y. Átomo X – 2s1 e Átomo Y – 2s22p5 Com base nessas configurações, é possível afirmar que: a) O átomo X é maior que Y b) O átomo X ganha elétrons mais facilmente c) O átomo Y perde elétrons mais facilmente d) ambos são gases nobres e) X e Y pertencem a períodos diferentes na classificação periódica.
Base dudow 2000 – Questão 39
Observe o gráfico da reação X(g)+ZY2(g)↔ XZ(g)+2 Y(g), a determinada temperatura. A concentração de equilíbrio para a reação dada, a essa temperatura é: a) 4. b) 5. c) 16. d) 25. e) 32.
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 128
Na busca por ouro, os garimpeiros se confundem facilmente entre o ouro verdadeiro e o chamado ouro de tolo, que tem em sua composição 90% de um minério chamado pirita (feS2). Apesar do engano, a pirita não é descartada, pois é utilizada na...