UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 4

Linguagens / Português / Semântica / Denotação e Conotação
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Assinale a alternativa em que há uso do sentido não-literal das palavras.
a) Ao reajustar minha expectativa...
b) A sensação subjetiva de conhecimento...
c) Aquilo a que estamos acostumados...
d) O grau de conhecimento, nessa perspectiva...
e) Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 13
A pesquisa apresentada no texto foi desenvolvida por a) Hillman e 259 cidadãos de Illinois. b) colegas de Hillman e 259 cidadãos de Illinois. c) Hillman e outros colegas. d) participantes do time de hockey de Illinois e mulheres do time de corrida. e) colegas de Hillman e participantes do time de hockey de Illinois.
Base dudow 2000 – Questão 35
Em "O casal de índios levou-os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados", temos: a) dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais; b) um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos; c) dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos; d) um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo; e) dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
UNESP 2012 – Questão 2
... cheios de fel e de tédio... Nesta passagem do sexto parágrafo, o cronista se utiliza figuradamente da palavra fel para significar a) rancor. b) eloquência. c) esperança. d) medo. e) saudade.
UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 9
Minada serra, no contexto do poema, significa montanhas: a) escavadas pela busca do ouro. b) cheias de fontes de água mineral. c) repletas de artefatos explosivos. d) habitadas por negros-minas da África. e) atingidas pela erosão pluvial.
Base dudow 2000 – Questão 56
Analise a oração destacada .“A causa para os caminhões não chegarem à fazenda foi a chuva”. “Tudo aconteceu como eles haviam previsto”. a) causa. b) conformidade. c) comparação. d) final. e) temporal.