UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 3

Linguagens / Português / Estrutura e Formação das Palavras / Formação de Palavras
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Assinale a alternativa em que há palavras que apresentam o mesmo processo de derivação das palavras destacadas no trecho a seguir: ... conhecimento tem a ver com familiaridade.
a) É fatal ficarmos tristes diante daquilo que é efêmero.
b) Uma bela face humana vai um dia ficar velha e menos bela.
c) Mas a transitoriedade lhe empresta renovado encantamento.
d) Uma flor que dura apenas uma noite não parece menos bela.
e) Uma bela obra de arte não tem limitação de tempo e espaço.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 8
Gírias das redes sociais caem na boca do povo ...
UERJ 2012 – Questão 14
Essas coisas verdadeiras podem não ser verossímeis. ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Ocorre regência nominal inadequada em: a) Ele sempre foi insensível a elogios. b) Estava sempre pronta a falar. c) Sempre fui solícito com a moça. d) Estava muito necessitado em carinho. e) Era impotente contra tantas dificuldades.
Base dudow 2000 – Questão 45
Leia as orientações que uma empresa, preocupada com o meio ambiente, passou aos seus funcionários. ...
Base dudow 2000 – Questão 46
Todas as palavras são formadas por sufixação na opção: a) sonhada, amada, quietação. b) ateu, plebéia, injusto. c) justiça, átomo, inoperante. d) fidalgo, campestre, cordel. e) fuzil, passatempo, afônico.