UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 5

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. Nada de novo é implantado sem que surja no mesmo instante, às vezes sem intervalo visível, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que lá seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. Segundo me contam aqui, a prefeitura de São Paulo agora fornece caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos, certamente os mais pobres. Basta que a família do morto prove que ele doou pelo menos um órgão, para receber o benefício. Mas claro, é isso mesmo, você adivinhou, ser brasileiro é meramente uma questão de prática. Surgiram indivíduos ou organizações que, mediante uma módica contraprestação pecuniária, fornecem documentação falsa, “provando” que o defunto doou órgãos, para que o caixão e o enterro sejam pagos com dinheiro público.
(João Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)
Em — para receber o benefício —, a palavra benefício tem como referência
a) uma módica contraprestação pecuniária.
b) a não-discriminação.
c) caixão e enterro.
d) a doação de órgãos.
e) a CGM.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 71
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar: ...
ENEM 2008 – Questão 1
Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras acima, avalie as seguintes afirmativas. ...
FATEC 2008 – Questão 47
Afirma-se que o texto ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 14
Na crônica de Fernando Soléra, é informado ao leitor que a) a genialidade de Marílson desestimula os jovens atletas a competir. b) vencer uma corrida é sempre obra do acaso. c) Marílson é vencedor da Maratona de Londres. d) o vencedor da São Silvestre usa a dança como uma das técnicas de treinamento. e) Marílson é recordista da série completa de corridas de fundo sul-americanas.
FUVEST 2014 – Questão 82
No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime: a) resignação ante um fato presente. b) suposição de que um fato pode vir a ocorrer. c) certeza de que uma dada ação irá se realizar. d) ação intermitente e duradoura. e) desejo de que algo venha a acontecer