UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 3

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. Nada de novo é implantado sem que surja no mesmo instante, às vezes sem intervalo visível, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que lá seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. Segundo me contam aqui, a prefeitura de São Paulo agora fornece caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos, certamente os mais pobres. Basta que a família do morto prove que ele doou pelo menos um órgão, para receber o benefício. Mas claro, é isso mesmo, você adivinhou, ser brasileiro é meramente uma questão de prática. Surgiram indivíduos ou organizações que, mediante uma módica contraprestação pecuniária, fornecem documentação falsa, “provando” que o defunto doou órgãos, para que o caixão e o enterro sejam pagos com dinheiro público.
(João Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)
O trecho — a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. — pode ser reescrito, sem alteração de sentido, como:
a) a CGM é sempre presente, não deixa passar nada, nem inocenta ninguém.
b) a CGM é ubíqua, não deixa passar nada, nem absolve ninguém.
c) a CGM é virtual, não deixa passar nada, nem exclui ninguém.
d) a CGM é quase presente, não deixa passar nada, nem distingue ninguém.
e) a CGM está presente em todo lugar, não deixa passar nada, nem segrega ninguém.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 30
BANDEIRA, G. Disponível em: www.facebook.com/objetosinanimadoscartoon. Acesso em: 24 ago. 2017. No texto, o trecho “Cê tá muito louco, véio” caracteriza um uso social da linguagem mais comum a a) jovens em situação de conversa informal. b) pessoas conversando num cinema. c) homens com problemas de visão. d) idosos numa roda de bate-papo. e) crianças brincando de viajar.
Base dudow 2000 – Questão 70
Assinale a alternativa em que as frases repetem a regra de concordância verbal da frase “O governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação”. ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 42
Física com a boca ...
UERJ 2011 – Questão 7
Vendo-nos a todos naquele estado de aflição, (ref.5) O fragmento acima poderia ser reescrito, com o emprego de um conectivo. A reescritura que preserva o sentido original do fragmento é: a) caso nos visse a todos naquele estado de aflição. b) porém nos viu a todos naquele estado de aflição. c) quando nos viu a todos naquele estado de aflição. d) não obstante nos ver a todos naquele estado de aflição.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 17
Nessa postagem dirigida aos seus seguidores de rede social, o autor utiliza uma linguagem a) própria de manifestações poéticas. b) aplicada em contextos da área desportiva. c) característica àquela atribuída a falantes escolarizados. d) empregada por falantes urbanos jovens de determinada região. e) marcada por uma relação de distanciamento entre os interlocutores.