UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 3

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. Nada de novo é implantado sem que surja no mesmo instante, às vezes sem intervalo visível, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que lá seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. Segundo me contam aqui, a prefeitura de São Paulo agora fornece caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos, certamente os mais pobres. Basta que a família do morto prove que ele doou pelo menos um órgão, para receber o benefício. Mas claro, é isso mesmo, você adivinhou, ser brasileiro é meramente uma questão de prática. Surgiram indivíduos ou organizações que, mediante uma módica contraprestação pecuniária, fornecem documentação falsa, “provando” que o defunto doou órgãos, para que o caixão e o enterro sejam pagos com dinheiro público.
(João Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)
O trecho — a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. — pode ser reescrito, sem alteração de sentido, como:
a) a CGM é sempre presente, não deixa passar nada, nem inocenta ninguém.
b) a CGM é ubíqua, não deixa passar nada, nem absolve ninguém.
c) a CGM é virtual, não deixa passar nada, nem exclui ninguém.
d) a CGM é quase presente, não deixa passar nada, nem distingue ninguém.
e) a CGM está presente em todo lugar, não deixa passar nada, nem segrega ninguém.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 3
Do diálogo entre os dois personagens, pode-se deduzir que a relação entre Ayrton e Miss Jane é de a) animosidade. b) respeito. c) inveja. d) competição. e) indiferença.
Base dudow 2000 – Questão 37
Assinale a alternativa em que o prefixo da palavra indica DUPLICIDADE. a) circunlóquio b) ambivalência c) contradizer d) adjacente e) transporte
UERJ 2010 – Questão 6
Não estaríamos mais sós. O uso do tempo verbal em que se encontra o vocábulo grifado se justifica porque se trata de: a) processo habitual b) conclusão pontual c) situação hipotética d) acontecimento passado
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 46
Observe as palavras destacadas na seguinte passagem do ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 1
A leitura da propaganda permite concluir que a mãe a) sente saudades do filho porque não consegue interagir com os avanços tecnológicos. b) não gosta de se comunicar com o filho por meio do celular. c) exige constante atenção do filho, embora sinta menos saudades. d) sente saudades do filho, apesar de ouvir sua voz e ver seu rosto. e) deixa de sentir saudades do filho quando vê o seu rosto.