UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 5

Linguagens / Português EF
A Unidade Ortográfica
Velhíssima questão a da unidade ortográfica do português usado no Brasil e em Portugal. Que a prosódia seja diferente, é natural. Num país imenso como o nosso, há diversas formas de pronunciar as palavras, e o próprio vocabulário admite expressões regionais — o mesmo acontecendo com todas as línguas do mundo.
O diabo é a grafia, sobre a qual os portugueses não abrem mão de escrever “director”, por exemplo. Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes e, com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses em se referir à roupa e ao acontecimento.
Arnaldo Niskier, quando presidente da Academia Brasileira de Letras, conseguiu acordo com a Academia de Ciências de Lisboa, assinaram-se tratados com a aprovação dos governos do Brasil e de Portugal. O acordo previa o consenso de todos os países lusófonos. Na época, somente os dois principais interessados estavam em condições de obter um projeto comum - mais tarde, Cabo Verde também toparia.
Numa das últimas sessões da ABL, Sérgio Paulo Rouanet, Alberto da Costa e Silva e Evanildo Bechara trouxeram o problema ao plenário — um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário a ser adotado por todos os países de expressão portuguesa. (...)
Cristão-novo nesta questão, acredito que não será para os meus dias a solução para a nossa unidade ortográfica.
(Carlos Heitor Cony. Folha de S.Paulo, 10.08.2004.)
Assinale a alternativa que, no texto, apresenta a palavra ou expressão em itálico em uso figurado:
a) Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes ( … )
b) ( … ) com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses ( … )
c) ( … ) um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário ( … )
d) Cristão-novo nesta questão ( … )
e) Num país imenso como o nosso ( … )

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 29
O sinal indicador de crase é obrigatório na alternativa: a) Ficava horas a ouvir música. b) Abraço a causa até as últimas consequências. c) Convidou-me para uma visita a sua casa. d)A partir do momento em que resolveu, ficou decididamente exigente. e) A noite, no largo do Bonsucesso, haverá mais dois comícios.
UNESP 2012 – Questão 55
Leia os dois textos. ...
Base dudow 2000 – Questão 33
A transformação passiva da frase "A religião te inspirou esse anúncio." apresentará o seguinte resultado: a) Tu te inspiraste na religião para esse anúncio. b) Esse anúncio inspirou-se na tua religião. c) Tu foste inspirado pela religião nesse anúncio. d) Esse anúncio te foi inspirado pela religião. e) Tua religião foi inspirada nesse anúncio.
Base dudow 2000 – Questão 13
Leia: “Eu mexia nos seus livros, sujava as suas roupas, e meu pai não se importava.” Nesse período, a conjunção e expressa um sentido: a) aditivo b) explicativo c) alternativo d) adversativo e) conclusivo.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 125
  ...