UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Língua
A Unidade Ortográfica
Velhíssima questão a da unidade ortográfica do português usado no Brasil e em Portugal. Que a prosódia seja diferente, é natural. Num país imenso como o nosso, há diversas formas de pronunciar as palavras, e o próprio vocabulário admite expressões regionais — o mesmo acontecendo com todas as línguas do mundo.
O diabo é a grafia, sobre a qual os portugueses não abrem mão de escrever “director”, por exemplo. Não é o mesmo caso de “facto” e “fato”, que têm significações diferentes e, com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses em se referir à roupa e ao acontecimento.
Arnaldo Niskier, quando presidente da Academia Brasileira de Letras, conseguiu acordo com a Academia de Ciências de Lisboa, assinaram-se tratados com a aprovação dos governos do Brasil e de Portugal. O acordo previa o consenso de todos os países lusófonos. Na época, somente os dois principais interessados estavam em condições de obter um projeto comum - mais tarde, Cabo Verde também toparia.
Numa das últimas sessões da ABL, Sérgio Paulo Rouanet, Alberto da Costa e Silva e Evanildo Bechara trouxeram o problema ao plenário — um dos temas recorrentes da instituição é a feitura definitiva do vocabulário a ser adotado por todos os países de expressão portuguesa. (...)
Cristão-novo nesta questão, acredito que não será para os meus dias a solução para a nossa unidade ortográfica.
(Carlos Heitor Cony. Folha de S.Paulo, 10.08.2004.)
Sobre as palavras director, facto e fato, pode-se dizer que:
a) director poderia ser escrito de modo diferente e as outras duas têm o mesmo sentido.
b) director deve permanecer com c, diferentemente de facto, que poderia perder essa letra.
c) facto e fato significam coisas diferentes e director poderia ser escrito sem c.
d) as três palavras apresentam diferenças de prosódia e não de grafia.
e) apenas director e fato constam no vocabulário ortográfico brasileiro.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 13
A relação entre saúde e crescimento do ser humano é: ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Assinale a alternativa que contém a forma correta dos verbos medir, valer e caber na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, pela ordem. a) meço, valo, cabo b) meço, valho, caibo c) mido, valo, caibo d) meço, valho, cabo e) mido, valho, caibo
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 12
Charles Hillman tinha um questionamento sobre uma possível relação entre: a) as mulheres atletas e o time de corrida. b) a prática de exercícios físicos e a otimização do desempenho do cérebro. c) o uso do cérebro e o desenvolvimento do câncer de mama. d) a prática de exercícios físicos e o desenvolvimento de músculos nas mulheres. e) as habilidades físicas e o aumento do cérebro.
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 4
Assinale a alternativa em que a substituição das palavras grifadas mantém o mesmo sentido original do trecho: Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente. ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Assinalar a oração que começa com um adjunto adverbial de tempo: a) Com certeza havia um erro no papel do branco. b) No dia seguinte Fabiano voltou à cidade. c) Na porta, (...) enganchou as rosetas das esporas... d) Não deviam tratá-lo assim. e) O que havia era safadeza.