UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 4

Ciências da Natureza / Biologia / Morfologia Externa / Morfologia Externa - Parte Subterrânea
Nos vegetais pertencentes às Angiospermas:
a) a endoderme é responsável pela formação das raízes secundárias.
b) a presença do periciclo e da endoderme caracteriza o crescimento secundário da raiz.
c) os anéis de crescimento percebidos em um tronco são originários da atividade diferencial do meristema cambial, em função de mudanças no ambiente.
d) as células-companheiras dispõem-se paralelamente ao longo de um elemento de vaso, auxiliando-o no transporte da seiva bruta.
e) a deposição de celulose na parede das células parenquimáticas de um tronco provoca a morte das mesmas por impermeabilizá-las.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 12
Um gene recessivo localizado no cromossomo X é transmitido pelas mulheres heterozigotas: a) À metade das crianças. b) A apenas as suas crianças do sexo masculino. c) A apenas as suas crianças do sexo feminino. d) A um quarto de suas crianças. e) A todas as suas crianças.
FUVEST 2005 – Questão 93
No heredograma, os quadrados cheios representam meninos afetados por uma doença genética. ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 63
Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. ...
UERJ 2012 – Questão 27
Em períodos de jejum, após se esgotarem as reservas de carboidratos, a glicose circulante a ser utilizada pelo cérebro deverá originar-se, por gliconeogênese, da seguinte fonte de carbono: a) riboses b) esteroides c) aminoácidos d) ácidos graxos
FUVEST 2021 – Questão 28
A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê. A relação correta entre o padrão de herança desta forma de adrenoleucodistrofia e a probabilidade de que a criança seja afetada é a) b) c) d) e)