UFSCar - Bio, Fís e Geo 2008 – Questão 9

Ciências da Natureza / Biologia / Comunidades / Relações Interespecíficas Desarmônicas
Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas.
 
 
Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos.
 
 
A partir desses resultados, pode-se concluir que
a) a espécie A se beneficia da interação com a espécie B.
b) o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B.
c) a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos.
d) a espécie B tem melhor desempenho quando em competição com a espécie A.
e) o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desenvolvem separadamente.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 38
Nos animais os tecidos com funções de proteção, sustentação, contração e coordenação são considerados, respectivamente: a) epitelial – conjuntivo – muscular e nervoso b) muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso c) epitelial, muscular, conjuntivo e nervoso d) conjuntivo, muscular, epitelial e nervoso e) nervoso, conjuntivo, epitelial e muscular
Base dudow 2000 – Questão 62
(PUC-RJ) No caso de transplantes de órgãos, o processo de aceitação/rejeição do órgão transplantado pelo indivíduo receptor está diretamente relacionado à (ao): a) capacidade de digestão de toxinas do doador, pelo receptor. b) capacidade de multiplicação das células do doador. c) sistema nervoso do receptor. d) sistema imunológico do receptor. e) sistema imunológico do doador.
Base dudow 2000 – Questão 22
Alguns casos de obesidade mórbida têm sido tratados através de cirurgia que inclui o encurtamento do intestino delgado, com o objetivo de diminuir a superfície de absorção de nutrientes. A grande capacidade de absorção do epitélio intestinal se deve à presença de: a) desmossomos. b) glicocálice. c) plasmodesmos. d) zonas de oclusão. e) microvilosidades.
UNESP s. port 2007 – Questão 19
Na aula de biologia, a professora comentou que as briófitas poderiam ser consideradas “os anfíbios do reino vegetal”. Esta afirmação é válida se considerarmos que as briófitas, assim como alguns anfíbios, ...
Base dudow 2000 – Questão 11
Com relação aos produtos transgênicos, é correto afirmar que: ...