UFSCar - Bio, Fís e Geo 2008 – Questão 9

Ciências da Natureza / Biologia / Comunidades / Relações Interespecíficas Desarmônicas
Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas.
 
 
Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos.
 
 
A partir desses resultados, pode-se concluir que
a) a espécie A se beneficia da interação com a espécie B.
b) o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B.
c) a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos.
d) a espécie B tem melhor desempenho quando em competição com a espécie A.
e) o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desenvolvem separadamente.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 76
Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho: ...
Base dudow 2000 – Questão 43
(PUC-RIO) As condições de acidez dos sucos presentes no sistema digestório humano variam de acordo com as diferentes partes do tubo digestório. Assim, em relação ao pH, podemos afirmar que: ...
Base dudow 2000 – Questão 67
O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolvem um citoplasma,...
ENEM 2005 – Questão 30
Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físico-químicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente: a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.
ENEM 2007 – Questão 33
Fernando Gonsales. Vá Pentear Macacos! São Paulo: Devir, 2004 São características do tipo de reprodução representado na tirinha: a) simplicidade, permuta de material gênico e variabilidade genética. b) rapidez, simplicidade e semelhança genética. c) variabilidade genética, mutação e evolução lenta. d) gametogênese, troca de material gênico e complexidade. e) clonagem, gemulação e partenogênese.