UFRGS - Literatura 2010 – Questão 44

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Leia os fragmentos abaixo, da obra de Clarice Lispector, o primeiro extraído da crônica  Mineirinho, do livro Para Não Esquecer, e o segundo, do conto Amor, do livro Laços de Família.
1 - É, suponho que é em mim, como um dos representantes de nós, que devo procurar por que está doendo a morte de um facínora. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. [...] Até que viesse uma justiça um pouco mais doida. Uma que levasse em conta que todos temos que falar por um homem que se desesperou porque neste a fala humana já falhou, ele já é tão mudo que só o bruto grito inarticulado serve de sinalização. Uma justiça prévia que se lembrasse que nossa grande luta é a do medo, e que um homem que mata muito é porque teve muito medo.
2 - Ela apaziguara tão bem a vida, cuidara tanto para que esta não explodisse. Mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite -  tudo feito de modo a que um dia se seguisse o outro. 
E um cego mascando goma despedaçava tudo isso. E através da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de náusea doce, até a boca.
 
Sobre esses fragmentos, são feitas as seguintes afirmações.
I - O primeiro fragmento mostra a preocupação da escritora com os problemas sociais, ao compartilhar com os leitores a responsabilidade por não silenciar a respeito do fuzilamento do bandido Mineirinho.
II - O segundo fragmento faz um elogio discreto da autora ao cotidiano da típica dona de casa de classe média, que deve também cultivar sentimentos e ações de solidariedade para com os desvalidos.
III- O episódio contido no segundo fragmento manifesta a ocorrência da epifania, fenômeno comum nos textos da autora, que consiste na revelação súbita de algo até então desconhecido para a personagem.
Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 42
Leia o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa. ...
UERJ 2012 – Questão 9
No último parágrafo, o autor se refere à plenitude da linguagem poética, fazendo, em seguida, uma descrição que corresponde à linguagem não poética, ou seja, à linguagem referencial. Pela descrição apresentada, a linguagem referencial teria, em sua origem, o seguinte traço fundamental: a) O desgaste da intuição. b) A dissolução da memória. c) A fragmentação da experiência. d) O enfraquecimento da percepção.
Base dudow 2000 – Questão 40
O fragmento transcrito expressa uma reflexão do autor-narrador quanto à escrita de seu livro contando a experiência que viveu como preso político, durante o Estado Novo.  ...
Base dudow 2000 – Questão 68
“O Modernismo, em sentido amplo, tem fases distintas, havendo mesmo quase considerar o fato de que as influências de suas convicções mais fortes se fizeram sentir várias décadas depois da Semana de Arte Moderna. Pense-se, por exemplo, na...
Base dudow 2000 – Questão 53
Por força das teses deterministas que abraça em sua ficção, Aluísio Azevedo: ...