UFRGS - Literatura 2010 – Questão 44

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Leia os fragmentos abaixo, da obra de Clarice Lispector, o primeiro extraído da crônica  Mineirinho, do livro Para Não Esquecer, e o segundo, do conto Amor, do livro Laços de Família.
1 - É, suponho que é em mim, como um dos representantes de nós, que devo procurar por que está doendo a morte de um facínora. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. [...] Até que viesse uma justiça um pouco mais doida. Uma que levasse em conta que todos temos que falar por um homem que se desesperou porque neste a fala humana já falhou, ele já é tão mudo que só o bruto grito inarticulado serve de sinalização. Uma justiça prévia que se lembrasse que nossa grande luta é a do medo, e que um homem que mata muito é porque teve muito medo.
2 - Ela apaziguara tão bem a vida, cuidara tanto para que esta não explodisse. Mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite -  tudo feito de modo a que um dia se seguisse o outro. 
E um cego mascando goma despedaçava tudo isso. E através da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de náusea doce, até a boca.
 
Sobre esses fragmentos, são feitas as seguintes afirmações.
I - O primeiro fragmento mostra a preocupação da escritora com os problemas sociais, ao compartilhar com os leitores a responsabilidade por não silenciar a respeito do fuzilamento do bandido Mineirinho.
II - O segundo fragmento faz um elogio discreto da autora ao cotidiano da típica dona de casa de classe média, que deve também cultivar sentimentos e ações de solidariedade para com os desvalidos.
III- O episódio contido no segundo fragmento manifesta a ocorrência da epifania, fenômeno comum nos textos da autora, que consiste na revelação súbita de algo até então desconhecido para a personagem.
Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
Na poesia como na prosa do Romantismo, ocorre a idealização da figura do índio, o que se pode observar em alguns dos poemas de Gonçalves Dias ou no romance Iracema, de José de Alencar. Tal idealização atende ao seguinte compromisso desses...
FUVEST 2005 – Questão 11
Tal como narrados neste trecho, as circunstâncias que levam ao nascimento de Dona Plácida apresentam semelhança maior com as que conduzem ao nascimento da personagem: a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias. b) Juliana, de O Primo Basílio. c) Macunaíma, de Macunaíma. d) Augusto Matraga, de Sagarana. e) Olímpico, de A Hora da Estrela.
Base dudow 2000 – Questão 31
Identifique os versos cujos temas e estilos notabilizaram Castro Alves. ...
Base dudow 2000 – Questão 38
Observe as afirmações abaixo que definem as principais características de diferentes correntes estéticas da literatura e aponte a sequência das que estiverem corretas: ...
Base dudow 2000 – Questão 75
Assinale a alternativa incorreta a respeito de Iracema, de José de Alencar: a) Nela aponta-se a confluência dos gêneros literários líricos e épico. b) É uma exaltação da flora, da fauna e da terra brasileira. c) Retrata a luta pela colonização do Ceará, no início do século XVII. d) É uma obra essencialmente lírica, pois é repleta de elementos sonoros. e) Iracema pode ser considerada a personagem-símbolo da terra-mãe que seduz o estrangeiro.