UFRGS - Literatura 2010 – Questão 44

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Leia os fragmentos abaixo, da obra de Clarice Lispector, o primeiro extraído da crônica  Mineirinho, do livro Para Não Esquecer, e o segundo, do conto Amor, do livro Laços de Família.
1 - É, suponho que é em mim, como um dos representantes de nós, que devo procurar por que está doendo a morte de um facínora. E por que é que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. [...] Até que viesse uma justiça um pouco mais doida. Uma que levasse em conta que todos temos que falar por um homem que se desesperou porque neste a fala humana já falhou, ele já é tão mudo que só o bruto grito inarticulado serve de sinalização. Uma justiça prévia que se lembrasse que nossa grande luta é a do medo, e que um homem que mata muito é porque teve muito medo.
2 - Ela apaziguara tão bem a vida, cuidara tanto para que esta não explodisse. Mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite -  tudo feito de modo a que um dia se seguisse o outro. 
E um cego mascando goma despedaçava tudo isso. E através da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de náusea doce, até a boca.
 
Sobre esses fragmentos, são feitas as seguintes afirmações.
I - O primeiro fragmento mostra a preocupação da escritora com os problemas sociais, ao compartilhar com os leitores a responsabilidade por não silenciar a respeito do fuzilamento do bandido Mineirinho.
II - O segundo fragmento faz um elogio discreto da autora ao cotidiano da típica dona de casa de classe média, que deve também cultivar sentimentos e ações de solidariedade para com os desvalidos.
III- O episódio contido no segundo fragmento manifesta a ocorrência da epifania, fenômeno comum nos textos da autora, que consiste na revelação súbita de algo até então desconhecido para a personagem.
Quais são corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas I e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 29
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 17
De acordo com o texto, o Manchester United a) possui uma dívida atual de mais de 300 milhões. b) doou parte de sua dívida, 444 milhões, para outros clubes europeus. c) foi vendido para um empresário americano neste ano. d) pagou cerca de 340 milhões de sua dívida. e) recebeu 800 milhões em títulos como pagamento de uma dívida.
UERJ 2012 – Questão 9
No último parágrafo, o autor se refere à plenitude da linguagem poética, fazendo, em seguida, uma descrição que corresponde à linguagem não poética, ou seja, à linguagem referencial. Pela descrição apresentada, a linguagem referencial teria, em sua origem, o seguinte traço fundamental: a) O desgaste da intuição. b) A dissolução da memória. c) A fragmentação da experiência. d) O enfraquecimento da percepção.
Base dudow 2000 – Questão 40
O fragmento transcrito expressa uma reflexão do autor-narrador quanto à escrita de seu livro contando a experiência que viveu como preso político, durante o Estado Novo.  ...
Base dudow 2000 – Questão 51
O poema abaixo é um dos mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade. Este poeta faz parte da Geração de 30 do modernismo brasileiro. Aponte a alternativa que marca com maior precisão as principais características da poesia nesta fase. ...