UFRGS - Literatura 2010 – Questão 29

Linguagens / Literatura
Considere as seguintes afirmações sobre O Jraguai, de Basílio da Gama.
I - Cacambo recusa as ofertas de Gomes Freire e acusa os padres jesuítas de não cumprirem seus deveres de guardiães da fé e de terem celebrado um acordo secreto com as autoridades lusitanas.
II - Gomes Freire comanda as tropas luso-castelhanas que atacam as missões defendidas pelas tropas guaranis e, antes do combate, mantém um diálogo tenso com Cacambo e Sepé.
III- Sepé acusa Gomes Freire de haver traído os acordos estabelecidos entre índios e exército, embora reconheça que as autoridades portuguesas tenham procurado preservar a paz.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Literatura 2010 – Questão 33
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. ...
INSPER 2 2014 – Questão 23
No capítulo “Do trapézio e outras coisas” das Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador começa dizendo que Marcela o amou “durante quinze meses e onze contos de réis”. Essa associação sintática de elementos que parecem...
FUVEST 2014 – Questão 90
Segundo o crítico e historiador da literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na década que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido...
Base dudow 2000 – Questão 34
Leia o texto: ...
UNESP 2016 – Questão 8
Tendo em vista o gênero literário em que se enquadra o texto e os recursos expressivos nele presentes, o verbo que melhor expressa sua finalidade é: a) reverenciar. b) persuadir. c) celebrar. d) alegrar. e) ludibriar.