UFPR 2017 – Questão 54

Ciências da Natureza / Física / Introdução à Óptica / Luz
Entre os vários trabalhos científicos desenvolvidos por Albert Einstein, destaca-se o efeito fotoelétrico, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1921. Sobre esse efeito, amplamente utilizado em nossos dias, é correto afirmar:
a) Trata-se da possibilidade de a luz incidir em um material e torná-lo condutor, desde que a intensidade da energia da radiação luminosa seja superior a um valor limite.
b) É o princípio de funcionamento das lâmpadas incandescentes, nas quais, por ação da corrente elétrica que percorre o seu filamento, é produzida luz.
c) Ocorre quando a luz atinge um metal e a carga elétrica do fóton é absorvida pelo metal, produzindo corrente elétrica.
d) É o efeito que explica o fenômeno da faísca observado quando existe uma diferença de potencial elétrico suficientemente grande entre dois fios metálicos próximos.
e) Corresponde à ocorrência da emissão de elétrons quando a frequência da radiação luminosa incidente no metal for maior que um determinado valor, o qual depende do tipo de metal em que a luz incidiu.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 75
Dois corpos A e B de massas iguais a 2,0 kg e 1,0 kg, respectivamente, deslocam-se sobre um plano horizontal sem atrito. O corpo A é empurrado para a direita por uma força horizontal constante de intensidade F = 21,0 N. Qual é a força de contato entre os corpos? a) 0 N. b) 2 N. c) 3 N. d) 7 N. e) 11 N.
UNESP 2008 – Questão 43
Um corpo I é colocado dentro de uma campânula de vidro transparente evacuada. Do lado externo, em ambiente à pressão atmosférica, um corpo II é colocado próximo à campânula, mas não em contato com ela, como mostra a figura. ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Um avião, em vôo horizontal a 2000 m de altura, deve soltar uma bomba sobre um alvo móvel. A velocidade do avião é de 432km/h, e a do alvo é de 10m/s, ambas constantes e de mesmo sentido. Para o alvo ser atingido, o avião devera soltar a bomba a uma distância d, em metros, igual a: a) 2000m. b) 2200m. c) 2400m. d) 2600m. e) 2800m.
Base dudow 2000 – Questão 21
Em certos dias do ano, frequentemente tomamos pequenos choques ao fecharmos a porta do carro ou ao cumprimentarmos um colega com um simples aperto de mão. Em quais circunstâncias é mais provável que ocorra essas descargas elétricas? ...
UFPR 2012 – Questão 63
A esquistossomose é uma doença parasitária considerada grave, por ser a que mais causa morte em humanos dentre as causadas por organismos multicelulares. Uma forma de se combater essa doença é o controle biológico pelo uso de peixes como o...