UFPR 2016 – Questão 42

Ciências Humanas / Geografia
Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.
Brasil: distribuição dos municípios por níveis de centralidade, 2014
(Fonte: IBGE, 2014. Disponível:<ftp://geoftp.ibge.gov.br/redes_e_fluxos_do_territorio/gestao_do_territor/gestao_do_territorio_2014.pdf>.Acesso em 17 set. 2015)
 
Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontram-se São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, assinale a alternativa correta.
a) Os municípios classificados no nível 1 de centralidade da gestão do território brasileiro demonstram correspondência direta entre centralidade de gestão e tamanho demográfico.
b) O nível de centralidade dos municípios é construído usando-se como parâmetros três informações fundamentais: o tamanho do PIB, a densidade demográfica e os fluxos que a cidade estabelece dentro do seu respectivo estado.
c) A centralidade de gestão exercida por São Paulo e Brasília explica-se pelo desempenho industrial dessas metrópoles no território nacional.
d) Os níveis de centralidade de gestão apresentados na tabela abarcam o total dos municípios brasileiros.
e) Os três primeiros níveis da hierarquia mostram que há desequilíbrio entre as cinco grandes regiões brasileiras na distribuição geográfica dos municípios considerados como centros de gestão do território.

Veja outras questões semelhantes:

UFMG 2010 – Questão 35
Com base nos dados contidos nesse gráfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que ...
UFLA 2021 – Questão 5
Observa-se quanto ao histórico da urbanização brasileira e à configuração de suas regiões metropolitanas, um processo de desconcentração da produção industrial a partir da década de 1970, até então muito concentrada na metrópole...
URCA 2022 – Questão 21
O Nordeste semiárido é historicamente marcado por secas e estiagens, que desmontaram as atividades econômicas e causaram enormes perdas de vida humana. As políticas públicas, inexistentes ou insuficientes, não criaram as condições para a...
UERJ 2013 – Questão 59
...
UERJ 2015 – Questão 47
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam...