UFPR 2015 – Questão 59

Ciências da Natureza / Física / Fundamentos da Cinemática / Velocidade Escalar Média
O ângulo de visão de um motorista diminui conforme aumenta a velocidade de seu veículo. Isso pode representar riscos para o trânsito e os pedestres, pois o condutor deixa de prestar atenção a veículos e pessoas fora desse ângulo conforme aumenta sua velocidade. Suponha que o ângulo de visão A relaciona-se com a velocidade v através da expressão A = k v+ b, na qual k e b são constantes. Sabendo que o ângulo de visão a 40 km/h é de 100o, e que a 120 km/h fica reduzido a apenas 30o, qual o ângulo de visão do motorista à velocidade de 64 km/h?
a) 86o.
b) 83o.
c) 79o.
d) 75o.
e) 72o.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2017 – Questão 65
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) é responsável por tratar incidentes de segurança em computadores e redes conectadas à Internet no Brasil. A tabela ao lado apresenta o número de mensagens não solicitadas (spams) notificadas ao CERT.br no ano de 2015, por trimestre. Qual dos gráficos abaixo representa os dados dessa tabela? a) b) c) d) e)
UFPR 2011 – Questão 69
Um pesquisador produziu um novo material e, para investigar possíveis aplicações tecnológicas, estudou o comportamento elétrico de um objeto cilíndrico feito com esse material. Aplicaram-se diversos valores de diferenças de potencial ∆V a...
UFPR 2016 – Questão 30
De um trecho de um circuito mais complexo, em que as setas indicam o sentido convencional da corrente elétrica, são conhecidas as informações apresentadas na figura ao lado. Quanto a os valores que podem ser calculados no circuito, identifique as...
UFPR 2011 – Questão 36
O esquema ao lado é ...
UFPR 2011 – Questão 33
Observe as figuras abaixo, extraídas de folhetos distribuídos à população por órgãos públicos: As figuras A e B representam, respectivamente, medidas de prevenção da: a) doença de chagas e cisticercose. b) ancilostomose e cólera. c) malária e dengue. d) esquistossomose e febre amarela. e) teníase e ascaridíase.