UFPR 2015 – Questão 50

Ciências Humanas / História
A realização da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos políticos do futebol. Sobre as relações históricas entre política e futebol, considere as afirmativa s abaixo:
1. Durante o governo de Jânio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e por isso os
negros foram proibidos de compor a seleção brasileira de futebol.
2. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibição de times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itália–o paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro.
3. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, além de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da política de integração nacional, com o objetivo de envolver o maior número de estados.
4. Com a redemocratização, o futebol continua visado pelo poder político, porém há uma distância maior entre
política e futebol, em comparação a períodos anteriores.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2010 – Questão 12
Qual das seguintes retas passa pelo centro da circunferência x2 + y2+ 4y - 3 = 0? a) x + 2y = 4. b) 5x – y = 2. c) x + y = 0. d) x – 5y = –2. e) 2x + y = 7.
UFMG 2013 – Questão 21
Associe os movimentos ás suas respectivas características: ...
FUVEST 2015 – Questão 6
Se o açúcar do Brasil o tem dado a conhecer a todos os reinos e províncias da Europa, o tabaco o tem feito muito afamado em todos as quatro partes do mundo, em as quais hoje tanto se deseja e com tantas diligências e por qualquer via se procura....
UFABC 2006 - 2007 – Questão 4
Anistia ampla, geral e irrestrita? ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 68
A presença, no cenário político hispano-americano, de personalidades como Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Evo Morales na Bolívia, tem sido interpretada por analistas liberal-conservadores de todo o mundo como uma a) incógnita, tendo em vista seu caráter inédito. b) novidade promissora para o futuro da região. c) imitação do regime comunista cubano. d) espécie de retorno da figura do caudilho. e) volta ao populismo típico do século XIX.