UFMS 2021 – Questão 9

Linguagens / Português
Leia o poema “Prece”, de Rubenio Marcelo, para responder à questão.
 
“que seja conferido
com fogo sagrado
o ferro que fere o sentido
          do verso...
 
a poesia não malha em ferro morno
– é flama imutável
[somente por meio das suas artérias
emana hálito de jasmim
da garganta da palavra]
 
Ah, Poesia,
que a tua nudez e o teu espírito
as nossas mãos
aqueçam...”
MARCELO, Rubenio. Vias do infinito ser (Poemas).
Campo Grande: Editora Letra Livre, 2017. p. 60.


Feita a leitura e a análise do poema, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos sentidos produzidos ou aos recursos empregados pelo poeta.
a) O poeta recorre ao uso de verbos no presente do subjuntivo e de frases optativas, além do vocativo, que são marcas linguísticas do gênero “prece”.
b) O sentido do título do poema resulta do predomínio das funções poética e emotiva, aliado ao emprego das palavras “fogo”, “sagrado” e “espírito”.
c) Para construir a coerência entre o título e o corpo do poema, o poeta instaura um interlocutor com status de ser poderoso ou sacralizado, a quem roga/pede algo.
d) A figura de linguagem que prevalece no poema é a personificação, atestada pelo uso das palavras “artérias”, “hálito”, “garganta”, “espírito”, entre outros recursos.
e) A aliteração de /f/ sugere os sentidos que escapam ou “escorrem” das palavras arranjadas em versos, o que se articula à ideia de flexibilidade do ferro submetido ao fogo, metaforizando o trabalho do poeta.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ (julho) 2007 – Questão 11
Sofri o grave frio dos medos, adoeci. Sei que ninguém soube mais dele. Sou homem, depois desse falimento? (ref.6) Ao utilizar o vocábulo falimento, o personagem assume sua incapacidade para: a) prever o futuro. b) substituir o pai. c) esquecer a infância. d) encontrar a verdade.
UERJ 2009 – Questão 7
Em duas estrofes, a expressão "mudar o mundo" é utilizada em um verso e repetida no verso seguinte entre parênteses. A repetição e o uso dos parênteses, no contexto, sugerem que o eu poético, com o passar do tempo, foi levado a: a) um desvio de personalidade b) uma postura de acomodação c) uma afirmação da identidade d) uma busca de autoconhecimento
INSPER 2 2013 – Questão 4
No último parágrafo, a língua é comparada a um armazém de secos e molhados porque, tal como nesse tipo de estabelecimento comercial, ela a) oferece formas “customizadas”. b) apresenta caráter conservador. c) permite fazer permutas. d) é elitizada, acessível a poucas pessoas. e) comporta variedade de opções.
UNIFESP port e inglês 2013 – Questão 29
No plano formal, o poema é marcado por a) versos brancos, linguagem obscena, rupturas sintáticas. b) vocabulário seleto, rimas raras, aliterações. c) vocabulário anti-lírico, redondilhas, assonâncias. d) assonâncias, versos decassílabos, versos sem rimas. e) versos livres, rimas intercaladas, inversões sintáticas.
UNIFESP 2018 – Questão 18
“Debalde alguns oficiais, indignados, engatilhavam revólveres ao peito dos foragidos. Não havia contê-los. Passavam; corriam; corriam doudamente; corriam dos oficiais; corriam dos jagunços; e ao verem aqueles, que eram de preferência alvejados...