UFABC 2009 – Questão 77

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes transmissores de patologias
 Considerando as condições ambientais propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti, pode-se inferir que as áreas prioritárias para o combate à dengue no Brasil deverão ser as
a) regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, pois combinam grande concentração populacional em área de clima tropical úmido, com chuvas e calor concentrados no verão.
b) comunidades ribeirinhas da Amazônia, devido ao clima tropical alternadamente úmido e seco, com chuvas abundantes durante o verão, invernos secos e rios perenes.
c)áreas litorâneas do Nordeste brasileiro, em que predominam o clima mediterrâneo e a formação de muitos manguezais, ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti.
d) regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba, pois combinam concentração populacional em área de clima subtropical, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.
e)comunidades ribeirinhas do Pantanal matogrossense, pois o clima tropical de monções, caracterizado pela concentração de chuvas no inverno, deixa a região permanentemente inundada.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2015 – Questão 15
O crescimento das plantas é afetado pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O padrão de resposta desses dois importantes processos fisiológicos em função da temperatura é apresentado nos gráficos abaixo, relativos a duas...
FUVEST 2008 – Questão 81
Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a a) cerrado, caatinga, floresta amazônica e floresta atlântica. b) pampa, cerrado, floresta amazônica e complexo pantaneiro. c) cerrado, pampa, floresta atlântica e complexo pantaneiro. d) caatinga, cerrado, pampa e complexo pantaneiro. e) caatinga, cerrado, floresta atlântica e floresta amazônica.
UFABC 2009 – Questão 54
Os últimos anos da década de 1780 tinham sido, por uma complexidade de razões, um período de grandes dificuldades praticamente para todos os ramos da economia francesa. Uma má safra em 1788 e 1789 e um inverno muito difícil tornaram aguda a...
FUVEST 2013 – Questão 35
A figura abaixo representa uma célula de uma planta jovem. Considere duas situações: 1) a célula mergulhada numa solução hipertônica; 2) a célula mergulhada numa solução hipotônica. Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2? I II III a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) III e I. e) III e II.
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 59
O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por...