UFABC 2009 – Questão 77

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes transmissores de patologias
 Considerando as condições ambientais propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti, pode-se inferir que as áreas prioritárias para o combate à dengue no Brasil deverão ser as
a) regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, pois combinam grande concentração populacional em área de clima tropical úmido, com chuvas e calor concentrados no verão.
b) comunidades ribeirinhas da Amazônia, devido ao clima tropical alternadamente úmido e seco, com chuvas abundantes durante o verão, invernos secos e rios perenes.
c)áreas litorâneas do Nordeste brasileiro, em que predominam o clima mediterrâneo e a formação de muitos manguezais, ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti.
d) regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba, pois combinam concentração populacional em área de clima subtropical, com chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ano.
e)comunidades ribeirinhas do Pantanal matogrossense, pois o clima tropical de monções, caracterizado pela concentração de chuvas no inverno, deixa a região permanentemente inundada.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 20
Os recifes são verdadeiras barreiras de depósitos calcários que se formaram ao longo dos anos em várias costas brasileiras. A constituição física dessas barreiras marinhas se deve ao acúmulo de "esqueletos" de: a) crustáceos b) algas c) espongiários d) celenterados e) platelmintos
UFABC 2008 – Questão 30
Além do GL 581c, já foram descobertos outros dois planetas no sistema GLIESE 581, o GL581b, parecido com Netuno, e o GL581d, parecido com Júpiter. Sabe-se que a soma das massas desses dois planetas é igual a 23 vezes a massa da Terra, e que o dobro da massa do GL581b mais o triplo da massa do GL581d é igual a 54 vezes a massa da Terra. A massa do planeta GL581b em relação à massa da Terra é igual a a) 8 vezes. b) 12 vezes. c) 15 vezes. d) 18 vezes. e) 20 vezes.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 46
No Brasil, há muitas cidades onde não há saneamento básico. Nesses locais, a população é obrigada a se servir de fossas sépticas ou de alternativas mais rudimentares, como fossas a céu aberto ou lançamento de dejetos em cursos d'água, o...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 24
Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente, a) Vv, vv, VV. b) VV, vv, Vv. c) VV, Vv, vv. d) vv, VV, Vv. e) vv, Vv, VV.
FATEC 2015 – Questão 46
As sequoias são árvores que ocorrem na região oeste da América do Norte e que pertencem ao grupo das coníferas, também chamado de gimnospermas. Elas podem atingir mais de 100 metros de altura e para que ocorra fotossíntese em suas folhas, a...